Canela,

12 de maio de 2024

Anuncie

Gramadozoo comemora nascimento de papagaio-charão

Compartilhe:

Foto: Halder Ramos/Reprodução

Os técnicos do Gramadozoo estão animados com o nascimento e crescimento saudável de um de papagaio-charão – a ave símbolo de Gramado. O filhote completou 45 dias de vida nesta quinta-feira (3). Os veterinários estão monitorando a pequena ave, que recebeu a primeira dose de vermífugo.
O papagaio-charão, que é conhecido como papagaio-gaúcho por ocorrer somente na região sul do Brasil e ter as cores da bandeira do Rio Grande do Sul, foi declarado pela Câmara Municipal de Vereadores como a ave símbolo de Gramado em 2009.
Além do pequeno charão, o zoo de Gramado registrou no final do último ano o nascimento de cardeais-amarelo e guarás-rubra.

SOBRE A ESPÉCIE
O papagaio-charão é endêmico do Rio Grande do Sul, ou seja, só ocorre aqui, e sua plumagem apresenta as cores da nossa bandeira: verde, vermelha e amarela. O dimorfismo sexual fica evidente pelo fato do macho apresentar maior extensão da coloração vermelha, tanto na cabeça quanto nas asas, além do porte ligeiramente mais avantajado, quando comparados com as fêmeas.
O animal apresenta íntima relação com o pinheiro brasileiro para onde voa em grupos em busca de alimento ou local seguro para pernoitar em dormitórios coletivos. Em função do tráfico de animais e da destruição das matas de araucária, o animal está ameaçado de extinção. Atualmente, resta apenas 1% das florestas de araucária. O principal fator de risco, no entanto, é a captura de filhotes nos ninhos para serem mantidos em cativeiro como animais domésticos.