Canela,

23 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

360 Graus por Francisco Rocha: Matérias especiais, Estação Campos de Canella, Corsan e muito mais.

Compartilhe:

Estação Campos de Canella
Finalmente a primeira parte do projeto Estação Campos de Canella foi inaugurado e aberto ao público. Como canelense que sou (e bairrista), fico cheio de orgulho com essa obra de revitalização do centro da cidade e com o resgate desta história tão bonita e tão importante.
Fica aqui o registro e o exemplo de como, com boa vontade, uma parceria público-privada pode trazer grandes vantagens para ambos os lados.
Em pensar que este projeto chegou a suscitar dúvidas nas cabeças de alguns vereadores da época, por razão, justamente, da época em que foi à votação na Câmara.
Novamente, fica o exemplo para novas parcerias que Canela venha a fazer.
Parabéns, Incorporadora Novalternativa e Mundo A Vapor, por esse belo projeto.
Aí que eu me refiro!

Centro da cidade
Aos poucos, com a reformulação da Praça João Corrêa, com os novos empreendimentos, com a Estação Campos de Canella, a revitalização do Ginásio Auxiliadora, nossa cidade vai se transformando e mostrando que pode ser cada vez mais forte no turismo, respeitando nossos patrimônios culturais.
Quando se olha para a frente, tem-se a sensação de que muitas coisas boas virão.
Tudo isso, porém, tem como mola mestra a força da iniciativa privada, não só a força, os recursos e a agilidade.
Como sempre digo, o poder público deve se preocupar com áreas como saúde, segurança, educação e saneamento. O resto, larga para quem sabe e pode fazer: a iniciativa privada.

Corsan I
Mostrei a foto que abre a matéria da página três da Folha de Canela ao promotor Paulo Eduardo de Almeida Vieira e perguntei: se fosse uma empresa privada, o que aconteceria com o dono?
A resposta você já sabe!
Muito esclarecedora, também, a fala do biólogo Jackson Muller. Na entrevista, ele deixa claro que não terá uma indenização milionária à Corsan, caso o Município de Canela resolva romper o contrato e assumir o serviço de água e esgoto.
Fato é que a paciência com a Corsan se esgotou em algumas esferas públicas, mas a Prefeitura parece ter ainda mais um pouco, esperando que, por milagre, um órgão que não se modernizou e caiu no ostracismo, ainda possa ter um serviço de qualidade.

Corsan II
Não é a primeira vez que, em um momento de crise, a Corsan vem para a região, anuncia um investimento milionário e coloca isso como a salvação da Pátria. Na sexta passada, anunciaram a colocação de R$ 12 milhões para ampliar a capacidade de captação e tratamento da água.
Talvez eu queime a minha língua e essa obra seja realizada, mas como escrevi em dezembro, dizendo que a ampliação da adutora do Poço da Faca, em São Chico, ia atrasar, atrasou. Escrevi de novo, no começo de janeiro e aconteceu o atraso.
Agora, tal ampliação deve demorar mais três meses. Eu, para variar, em se tratando de Corsan, só acredito vendo.

Corsan III
Li alguns comentários dizendo que essa unificação dos serviços em uma unidade regional (que pra variar vai ficar em Gramado) vai ser bom.
Bom pra quem? Pra Corsan talvez, caso contrário não proporia essa unificação. Pode ser bom para Gramado também, mas até agora não vi uma vantagem para Canela.
Além disso, devemos lembrar que este serviço que a Corsan quer unificar não é estadual ou regional. É MUNICIPAL.
O serviço de abastecimento de água e de tratamento de esgoto é MUNICIPAL. A Corsan só realiza este serviço porque ele foi repassado pelo Município de Canela.
Então, porque cargas d’água, com o perdão do trocadilho, temos que ter este serviço administrado por uma unidade regional?
A Corsan esqueceu de perguntar ao principal interessado se ele quer essa unificação: ao canelense, afinal é ele, o canelense, o seu patrão, nestes 252,91 km², de área chamados de Canela.
Fica aqui a sugestão aos nossos vereadores, que são os representantes do povo: porque não fazer uma audiência pública para perguntar à comunidade o que ela acha disso?
Por fim, a Corsan afirmar que vai resolver o problema da falta d’água chega ser uma piada. É nada mais, nada menos, que sua obrigação. Dizer isso é quase como sentenciar: pode ter certeza que o gato vai miar e o cachorro vai latir.

PPP – Pretensão do PP
Corre à boca pequena, em rodas de conversas menores ainda, a possibilidade de articulação do PP Canelense, não apenas para manter o partido vivo, mas ter um nome forte para a disputa das eleições de 2020, com vistas à Prefeitura Municipal.
A bola da vez seria uma pessoa que nunca concorreu a cargos públicos em Canela, mas com ligação estreita com a cidade e com larga experiência na administração pública, tendo já feito parte do Congresso Nacional.
Será?

Férias coletivas
Caro leitor, entramos em férias coletivas no próximo dia 9 de fevereiro. Voltamos no dia 25 de fevereiro. Isso quer dizer que nas sextas 15 e 22 não teremos a edição impressa.
Mas, descansar é preciso.
Por outro lado, o Portal da Folha na internet seguira com a cobertura dos principais fatos da região.
Curtiu né?

Matérias especiais
Quero agradecer os elogios recebidos pelas séries de matérias especiais que temos produzidos para o impresso da Folha. É recompensador ver a comunidade se identificar com estes temas, como a Sem GPS e o Por Dentro da Escola. Em março, vem mais por aí e queremos poder contar com nossos leitores que sempre enriquecem nosso conteúdo.
Reproduzo foto enviada pela leitora Lourdes Nardi, lá em cima está o Banhado Grande, com sua capela, na década de 1960, batizada de Santa Cecília, padroeira dos músicos.
Como sempre digo, somos um jornal de Canela, feito em Canela, para os canelenses e região.