Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Dr. Odon Cavalcanti, idealizador da Semana do Bebê faleceu em Porto Alegre

Compartilhe:

Odon Frederico Cavalcanti Carneiro Monteiro, natural de São Francisco de Paula, graduado em medicina pela UFRGS, especializou-se em psiquiatria na Universidade de Madrid, na Espanha. Faleceu em 28 de janeiro, em Porto Alegre, deixando esposa, filhos, neta e bisneta.

Em 2012, na 13ª Edição da Semana do Bebê de Canela, Odon Cavalcanti foi o patrono, uma forma de agradecimento de toda a comunidade de Canela pelos anos de dedicação não só ao evento, mas à saúde das crianças numa fase tão importante que é a primeira infância. A Semana do Bebê de Canela foi exemplo para várias cidades do país e do exterior e hoje acontece em mais de 400 municípios brasileiros, utilizando o exemplo de Canela.

As primeiras sementes da Semana do Bebê surgiram através dos alunos do curso à distância de Psicopatologia do Bebê dos professores Lebovici, de Paris e Barriguete, do México. Em Canela, Odon Cavalcanti, Salvador Célia e o radialista Pedro Dias iniciaram a proposta junto com a ULBRA, Governo Municipal e empresários da comunidade. Assim, de 7 a 13 de maio de 2000, nascia a I Semana do Bebê de Canela.

Odon Cavalcanti em todos os seus pronunciamentos, falava sempre que a frase que vinha em sua memória naquele instante era uma sempre utilizada por Salvador “Nós todos temos um bebê dentro de nós e quanto mais podermos mostrar esta criança, mais bem faremos a todos”.