Canela,

26 de março de 2024

Anuncie

Cambará do Sul receberá Usina Termelétrica após autorização da Fepam

Compartilhe:

A usina utilizará toras, galhos, tocos e feixes de madeira como combustível para a geração de energia

A Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) emitiu a licença de instalação autorizando o início das obras de implantação das obras de implantação da Usina Termelétrica Cambará S/A, no município de Cambará do Sul. A obra trata-se de uma usina de geração de termoeletricidade a partir de biomassa, com capacidade licenciada de 50MW de potência, ela será instalada em uma área de 29.500m². O empreendimento vai utilizar toras, galhos, tocos e feixes de madeira como combustível para a geração de energia elétrica.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, que acompanha o projeto desde 2015, pela extinta Secretaria de Minas e Energia, além de gerar energia, a usina vai fomentar o crescimento da região, prejudicado desde o fechamento da fábrica de celulose. “A usina vai desempenhar um papel importante não apenas econômico, mas também ambiental, uma vez que vai processar os resíduos excedentes da produção de madeira de Cambará do Sul e da região”, observou.

A licença emitida tem prazo de validade de cinco anos e apresenta as condições, restrições e exigências previstas na legislação ambiental para a implantação e previsão de operação do empreendimento.