Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Canela receberá complexo de saúde que prevê hospital, condomínio e hotel

Compartilhe:

Com pouco mais de 40 mil habitantes, Canela, junto à Gramado, é reconhecida como um dos destinos mais cobiçados do país. Recebem, aproximadamente, 6 milhões de turistas por ano. A população flutuante supera, por ano, em 80 vezes a soma dos moradores das duas cidades. Neste contexto, o município de Canela está prestes a receber um moderno complexo de saúde, preparado para atender residentes e visitantes: o Serra Life Canela.

No último dia 30, a Incorporadora Novalternativa, responsável pelo projeto e execução da obra, e o grupo Life Day, especialista em gestão e negócios de saúde, receberam os vereadores do município na sede da Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC) para apresentar e debater o projeto. O objetivo da reunião foi oferecer informações importantes para que a Câmara tenha condições de avaliar os pedidos em tramitação, entre eles a possibilidade de aprovação em etapas, permitindo assim que cada fase aprovada já possa ser executada de imediato, acelerando as obras e diminuindo o tempo estimado de finalização.

O diretor da Novalternativa, Fernando Bassani, e os gestores grupo Life Day Claudio Seferin e Daniel Coelho, acompanhados pelo arquiteto Gustavo Seferin, detalharam o empreendimento que contempla hospital de baixa e média complexidade, além de alguns procedimentos de alta complexidade, condomínio residencial e hotel, tudo em um único lugar para atender quem deseja morar ou se hospedar ao lado dos melhores recursos de saúde.

Amanhã, 26 de fevereiro, terça-feira, o projeto será apreciado na Câmara dos Vereadores em audiência pública.

Hospital e hotel
Com mais de 13 mil m² de área construída, o hospital terá pronto atendimento, CDI, endoscopia, centro cirúrgico, internação, quimioterapia, hemodiálise e consultórios. Serão 28 especialidades, 200 médicos especialistas (em torno de 40% oriundos da Serra), 25 enfermeiros, 320 empregos fixos e 500 indiretos.

O hotel tem como intenção servir de suporte ao hospital, devido à localização, com estrutura para atendimento nos apartamentos, sem a necessidade de internação dos pacientes.

Senior Living
Para quem deseja morar com todo o charme e a poucos passos de um completo atendimento em saúde, o Senior Living terá apartamentos padrão de 1 e 2 dormitórios que pretendem atender casais que buscam imóvel com diferenciais de conforto e de infraestrutura. A versão Máster dos apartamentos de 2 dormitórios terá todos os ambientes adequados à Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR 9050), contemplando quesitos como a inclusão de portas de largura adequada e a previsão de banheiros acessíveis. Áreas para atividades de lazer, cuidados do corpo e mente, convivência e assistência à saúde integram o projeto, que conta ainda com piscina aquecida, salão de festas e pista de caminhada com 250 metros de comprimento.

Condomínio de Edifícios
Os edifícios de uso misto (comercial e residencial) possuirão unidades adaptadas para pessoas com necessidades especiais, de acordo com a NBR 9050, tais como: planta com layout possível de circulação de cadeira de rodas, portas mais largas, elevadores maiores e/ou compatível para o transporte de maca, escadas de fuga com ponto de parada protegido para cadeirante, banheiros com box adaptado, entre outros.

“Há uma deficiência de hospitais na região. Hoje a população segue para centros maiores, como Porto Alegre, uma eterna romaria. É importante mobilizar todas as categorias, sejam públicas ou privadas, porque é do interesse de todos trazer para a região melhores médicos, melhores serviços e melhores equipamentos”, avalia Daniel Coelho. O hospital atenderá de forma particular e conveniados de planos de saúde.

Um estudo de viabilidade apresentou dados detalhados da saúde na região e sociais que foram importantes para definir o modelo de projeto, fundamentais para personalizar o projeto de acordo com as demandas da população. “O hospital que nós definimos vai resolver 90% das necessidades da região. Estamos chegando para alterar a morfologia de saúde aqui”, analisa Claudio Seferin.

Parceria sólida para dar vida ao projeto
Para dar vida a este projeto inovador, duas empresas com sólidas trajetórias estão à frente do Serra Life Canela. Fundada em 1992, a incorporadora Novalternativa carrega na bagagem a experiência de quem já entregou mais de 100 mil m² de obra construída, 20 edifícios, dez loteamentos e mais de 50 obras comerciais, residenciais e públicas. Com sede administrativa em Marau, no norte do Rio Grande do Sul, a empresa atua na Serra Gaúcha desde 1998 com projetos que levam em conta tecnologia, planejamento e inovação como a recém inaugurada Estação Campos de Canella.

Já o Grupo Life Day atua há 40 anos em duas frentes: como operadora de planos de saúde, com ampla rede credenciada em todo o país, e com complexos hospitalares próprios. Ao todo, são oito hospitais, quatro no Rio Grande do Sul e quatro em Santa Catarina. Dois já estão operando e os outros seis estão em diferentes fases de execução.

Participaram da reunião os vereadores Carlos Ricardo de Oliveira, Carmen Lúcia de Moraes, Emilia Guedes Fulcher, Ismael Viezze, Jonas Roberto Bernardo, Marcelo de Brito Drehmer, Marcelo Vargas Savi, além do diretor geral da Câmara, Luiz Fernando Souza da Silva, e o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, Paulo Nestor Tomasini. O presidente da ACIC e o diretor da Intecel Telefonia, Ronaldo de Paula, e o   diretor de comunicação da Acic e diretor da Rádio Clube de Canela, Lucas Dias, foram os anfitriões da reunião que também recebeu o diretor da Tchê Informática, Maurício Boniatti, e o diretor da Vento Sul Turismo, Candido Alexandre Borges da Silva.

Fotos: Reprodução