Canela,

1 de agosto de 2025

Anuncie

Incêndio na Júlio foi o de maior gravidade na história recente de Canela

Compartilhe:

Canela amanheceu sem um dos seus tradicionais comércios, o Mercado dos Plásticos, na Rua Júlio de Castilhos, centro da cidade, que ficou destruído após um incêndio que foi percebido por volta das 20h30min de domingo (24).

O fogo, ainda de causa desconhecida, iniciou na parte de baixo da loja, que era usada como depósito. Em razão do tipo de material, altamente combustível, os Bombeiros tiveram que trabalhar entre uma fumaça espessa e altamente tóxica e, o pior, com risco de explosão.

Foi por volta de 21h45min que a situação se agravou e as chamas, até então confinadas no interior da loja, alcançaram o telhado, se espalhando e ameaçando construções vizinhas. As lojas Essência Jovem e Farmácia São João, localizadas uma de cada lado chegaram a ser atingidas pelas chamas em suas paredes laterais e partes do telhado.

Somente por volta das 22h30min os Bombeiros controlaram o fogo em definitivo, afastando o risco de o incêndio se espalhar para as construções vizinhas.

O trabalho seguiu por toda a madrugada, encerrando apenas por volta das 07h de hoje (25).

O atendimento à ocorrência contou com mais de 40 bombeiros e pelo menos cinco caminhões, com o reforço de Gramado, Nova Petrópolis, Igrejinha e São Francisco de Paula.

Incêndio da maior gravidade da história recente

O sargento Roger Martins, do Corpo de Bombeiros de Canela, classificou este incêndio como o de maior gravidade na história moderna da cidade, citando o risco de o fogo se espalhar para outras construções e o perigo para as diversas equipes que combatiam as chamas.

No início da madrugada, uma retroescavadeira foi utilizada para derrubar a fachada, que apresentava risco de desabar. Após, os bombeiros seguiram com o rescaldo, para acabar totalmente com os focos de fogo, um trabalho que seguiu até o início da manhã.

Lojas interditadas

Pela manhã de hoje (25), parte da Júlio de Castilhos seguia sem energia elétrica e as lojas Essência Jovem e Farmácia São João estão interditadas pelo Corpo de Bombeiros, que aguardam laudo de engenheiro para atestar que as estruturas não foram comprometidas pelo incêndio, em especial pelo forte calor gerado pelas chamas.

Imagens: Francisco Rocha