Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Luiz Antônio Alves: Pioneiros da Região das Hortênsias

Compartilhe:

A história desta região já foi bem fundamentada por pesquisadores bem conhecidos, como Sebastião Fonseca de Oliveira, José Carlos da Fonseca, Marília Daros, Roger Stoltz, Pedro Oliveira, Marcelo Veeck, Antônio Olmiro dos Reis, Márcio Cavalli, entre outros.
As primeiras sesmarias, principalmente a do “Faxinal”, foram povoadas pelo grupo Silva Chaves, Almeida Rodrigues (ou Roriz), Soares, Amaral e Silva Esteves, todos ainda no século XVIII. A partir de 1824, chegaram alemães de Três Forquilhas, São Pedro de Alcântara, Taquara e São Leopoldo quando muitos casamentos formataram um novo perfil étnico.
A trilha de famílias de paulistas, paranaenses, catarinenses e patrulhenses chega a nossa região de Canela e Gramado, e várias gerações permaneceram por aqui. Nesta lista chegamos a ilustres fundadores como Joaquim Gabriel de Souza e João Correia Ferreira da Silva os quais sugiro atenção para investigação genealógica já que nossos historiadores tiveram o cuidado de estudar suas biografias.
Joaquim casou com Elísia Maria de Jesus (filha de David Pereira Dias, de Viamão e Perpétua Emerenciana de Jesus, de Mostardas). Ele era filho de Gabriel José de Souza e Anna Joaquina dos Santos, neto paterno do casal açoriano Mathias de Souza Pereira e Maria Joaquina de Jesus (constantes na minha obra Memorial Açoriano). Pelo lado materno, Joaquim era neto de Apolinário José dos Santos (também descendente de açorianos da Ilha de São Jorge) e Mariana Nunes da Silva. Deste último tronco é que descobri uma vasta linhagem de ancestrais que chega aos séculos XVII e XVIII e vivendo na Província de São Paulo, mais precisamente nas regiões de Taubaté e Santana de Parnaíba. Os “Gabriel de Souza” geraram muitos descendentes que além de adotarem o sobrenome original também são encontrados em outras linhagens: Abreu, Ferreira, Moura, Nunes, Wortmann, Correia, Alves de Moraes, Santos, Moreira Borges, Boeira, Oliveira, Gross, Zorzanello, Brasil Cardoso, Vidal, Silva, Zanatta, Castilhos, Pante, Prinstrop, Bertelli e Rech.
O outro personagem que faz parte da História é João Corrêa Ferreira da Silva (nascido em Santa Maria da Boca do Monte) casado com Maria Luiza Frederica Burmeister, nascida em São Leopoldo (filha de Carlos João e Carolina Burmesteir). Ele é filho de Manoel Corrêa Ferreira da Silva (nascido na Capela Santana, São Leopoldo) e Luiza Juliana Sonnet (nascida em Santa Maria). Pelo lado paterno João também descende de casal açoriano Ilha Graciosa: João Corrêa da Silva e Rosa Joaquina da Trindade. Descendentes dessa linhagem também são encontrados com outros sobrenomes: Pufal, Viegas, Pinto, Becker, Carvalho, Vasconcellos Pinto, Brandão Cavalcanti e Medeiros Pacheco.
Como diz o linguajar popular: uma boa mistura bem brasileira!