Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

De Prosa e Verso, por Fabiano Hanel: Tempos de Guri

Compartilhe:

Nesta volteada, recordo meus tempos de guri!
Quando recebia o jornal, a primeira coisa que buscava eram as charges, “as tirinhas”. Sempre gostei de lê-las e interpretá-las. As charges são expressões da criatividade humana sobre assuntos do cotidiano. Críticas, irônicas ou engraçadas, nos transportam a reflexão sobre os temas que abordam. Os chargistas ou cartunistas têm o dom de perceber o que não vemos sobre os fatos, se utilizando da criatividade da arte do desenho e poucas linhas escritas.
Um dos chargistas que mais gosto é o Santiago, tem sua obra alicerçada em personagens típicos gaúchos, adaptando a realidade da forma de ser, pensar e agir dos habitantes do Rio Grande do Sul.
O Santiago tem por nome Neltair Rebés Abreu, nasceu em Santiago do Boqueirão, no estado do Rio Grande do Sul, em 14 de setembro de 1950.
Desde muito jovem iniciou a arte da caricatura de forma humorística; professores, prefeitos, vereadores e figuras locais estiveram entre as suas primeiras criações.
“Concluído o curso secundário em 1970, mudou-se para Porto Alegre em busca de trabalho e aprimoramento nos estudos. Trabalhou como desenhista técnico em indústria até 1973, quando ingressou no curso de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nesta época, já participava de vários jornais estudantis como estreante no desenho de humor político. Em 1975, profissionalizou-se como ilustrador e chargista no jornal Folha da Tarde e como colaborador do jornal Correio do Povo. A partir de então, seus trabalhos também passaram a ilustrar jornais da imprensa alternativa, como Coojornal e Pasquim.”
Entre os seus personagens encontramos o Macanudo Taurino Fagunde, típico gaúcho, expressa os habitantes do campo se utilizando de expressões costumeiras do interior do Rio Grande do Sul.
Santiago tem uma vasta obra publicada em jornais, revistas e livros no Brasil e no exterior, participando de concursos do gêneros com reconhecimento internacional.