Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Página Dois por Noeli Stopassola Soares: Vereador Ismael Viezze representa a Câmara e Canela no Comitê Caí

Compartilhe:

Vereador Ismael Viezze representa a Câmara e Canela no Comitê Caí

O Comitê Caí, comissão formada por entidades, municípios e outros participantes, que participa do gerenciamento dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do rio Caí, do qual Canela faz parte, conta com um novo membro, o vereador Ismael Viezze (PDT).
É muito importante para Canela que tenha a representação do legislativo junto ao Comitê porque os recursos hídricos do município constituem uma riqueza ímpar para nosso turismo, bem como para a qualidade de vida da população. Participando ativamente do comitê, estaremos sempre a par das demandas e propostas que garantam a preservação de nossas nascentes e cursos d’água“, ressaltou Ismael.

Pompeo de Mattos destina valores para a Saúde de Canela

O deputado federal Pompeu de Mattos (PDT/RS) destinou emenda parlamentar de R$ 100 mil para ser investido em obras estruturais da área da Saúde em Canela.
O aviso foi repassado ao PDT canelense nesta semana, bem como à Prefeitura Municipal para efetue o cadastramento para receber a verba ofertada.

Outono (Equinócio de Outono)

O início do outono, também chamado Equinócio de Outono aconteceu no dia 20 de março de 2019 exatamente às 18h58min.
O outono começa sempre entre os dias 20 e 21 de março. Estação, que sucede o verão e antecede o inverno, termina entre os dias 20 e 21 de junho.
No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o outono é caracterizado pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno.
O outono do Hemisfério Sul é chamado de “austral”, enquanto no Hemisfério Norte é conhecido por “outono boreal”.

• Características do outono
Nesta estação os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas e a temperatura, antes elevada no verão, começa a esfriar. O clima é ameno, sendo não tão quente quanto no verão, e ainda não tão frio quanto no inverno.
As folhas caem e chove com menos frequência, além do que a umidade do ar é inferior e a ocorrência de ventanias e nevoeiros é maior.

• Equinócio de outono
O Equinócio de outono em março e marca o início do outono no Brasil. O equinócio é um fenômeno astronômico onde o sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador.
O fim do outono é marcado por outro evento astronômico: o solstício de Inverno.
O Solstício de Inverno é o nome dado no hemisfério Sul ao período em que o hemisfério Norte está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. Ou seja, no hemisfério norte é verão, enquanto que no hemisfério Sul, inverno.

Dia Mundial da Água 2019

O Dia Mundial da Água, este ano, dia 22 de março, foi para lembrar que cerca de 35 milhões de cidadãos não têm acesso a água potável no país. Ainda, 100 milhões de brasileiros não possuem saneamento adequado.
O engajamento do setor privado na busca por soluções que contribuam para o uso sustentável dos recursos hídricos e para a universalização dos serviços de água e saneamento são necessários.
O Brasil possui mais água doce que qualquer outro país do mundo. 12% do volume total do Planeta. Isso cria uma falsa premissa de que o suprimento estável de água de boa qualidade estará sempre disponível.
No nosso país, embora haja abundância de água, em comparação com outros, existe uma grande variedade de riscos relacionados a água, o que representa uma grande incerteza na disponibilidade de água doce para a população. Além disso, os desafios relacionados a água causam múltiplos efeitos sobre o meio ambiente e a economia.
O tema do Dia Mundial da Água deste ano é “Não deixar ninguém para trás”. Este tema é central no compromisso da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que visa permitir que todas as pessoas em todos os países se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e atinjam a plena realização dos direitos humanos.
O direito humano a água e ao saneamento foi reconhecido pela ONU em dezembro de 2015, uma vez que eles são indispensáveis para prover meios de subsistência saudáveis e fundamentais para manter a dignidade de todos os seres humanos.
No geral, o avanço tanto no acesso a água quanto a saneamento tem sido muito lento no país nas últimas décadas. Doze anos após a Lei do Saneamento Básico (lei 11.445) entrar em vigor no Brasil, metade da população do país continua sem acesso a sistemas de esgotamento sanitário.
A evolução dos serviços de água e saneamento do país é muito lenta, trazendo não apenas problemas sociais ao país, mas também ambientais financeiros e de saúde, já que é um fator importante.

A melhoria no acesso a água e ao saneamento está entre os principais obstáculos para a realização dos direitos humanos, assim como para o alcance dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030.
Temos que convocar todos para contribuir para melhorar a gestão dos recursos hídricos e criar ações coletivas para alcançar a universalização do acesso à água potável com saneamento seguro e acessível para todos, a fim de contribuir para erradicar a pobreza e construir sociedades pacíficas e prósperas, garantindo que “ninguém será deixado para trás” no caminho rumo ao desenvolvimento sustentável.

“Se o sopro da saudade varrer para longe as folhas de outono, lembra que a primavera há de chegar e assim colocar todas as folhas em seu lugar” Marcelo Zacarelli