Canela,

29 de março de 2024

Anuncie

Afastado Vereador de Nova Petrópolis que disse que “as mulheres chinelonas que dão problema”

Compartilhe:

O vereador Cláudio Gottschalk (PDT), de Nova Petrópolis, foi afastado do cargo por 30 dias. A medida foi a punição estabelecida pela Comissão Única de Pareceres, com base em um processo ético disciplinar aberto após o parlamentar dizer que “mulher decente não dá problema. O problema são as chinelonas”. A declaração foi dada no dia 7 de março, em sessão na Câmara de Vereadores daquela cidade.

O vídeo com a manifestação do vereador viralizou e virou notícia nacional. 

Durante o afastamento, Gottschalk não receberá o salário. A punição foi definida por unanimidade pelos três integrantes da comissão e é a pena máxima prevista no Código de Ética.

Durante o processo, Gottschalk abriu mão de apresentar defesa, mas disse considerar a medida injusta. 

O afastamento do vereador inicia-se nesta terça-feira (2), e ele poderá retornar em 1º de maio. Durante este período, o suplente Oraci Freitas (PP) assume a cadeira. Como Gottschalk integra a Mesa Diretora, uma nova eleição será realizada na próxima semana para segundo secretário. 

Relembre

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, Gottschalk fez a declaração polêmica após a única vereadora do município, Kátia Zummach (PSDB), apresentar duas proposições alusivas à violência contra a mulher e estimular debate sobre o tema. 

“quero dizer uma coisa para vocês: falam tanto em mulheres, tantos problemas, agora uma mulher que se preste, uma mulher decente não dá tanto problema. Isso é uma coisa que eu vou te dizer. Uma mulher que se presta, porque eu ando muito nesse mundo, não dá tanto problema. O problema é as chinelonas”, Gottchalk.