Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Audiência pública define elaboração de estudo sobre o uso da barragem das Laranjeiras em Canela

Compartilhe:

Nada definido, porém, o Vale do Paranhana se mobiliza para impedir a construção de três Centrais Hidrelétricas no Rio Paranhana, sendo uma em território canelense. A falta de laudos de segurança da Barragem de Laranjeiras e a possibilidade de afetar a prática de rafting no rio são as maiores reclamações.

Vários presentes que estiveram na audiência pública, juntamente com aproximadamente 400 pessoas lotaram o Centro Cultural de Três Coroas na noite de segunda (01), proposta pelo deputado estadual Dalciso Oliveira (PSB), sobre as barragens do Sistema Salto de Usinas, acredita que o uso de Laranjeiras para a geração de energia possa acontecer, mas a construção de dois novos barramentos, um em território canelense e outra em Três Coroas, vai enfrentar muita resistência no meio político e nos meandros do Governo do Estado, o que deve inviabilizar as construções.

Um das definições foi a divulgação do último laudo realizado sobre a segurança e as condições da barragem das Laranjeiras nos sites dos órgãos públicos, contendo informações técnicas e turísticas para possibilitar maior transparência e com a finalidade de tranquilizar as comunidades lindeiras. Também deverá ser elaborado estudo que possa indicar o melhor formato de uso da barragem das Laranjeiras, bem como o órgão ou empresa responsável pela manutenção da mesma.

O parlamentar defendeu a continuidade da prática dos esportes aquáticos de aventura que promovem o turismo regional e a proteção do ecossistema local, e explicou também que consta das resoluções do debate a proposta de apresentação de projeto de lei que estabeleça um regramento ou até mesmo a proibição da construção de novas barragens na região. Outro encaminhamento aprovado foi a realização de nova audiência em Três Coroas no prazo de um ano para apresentar os desdobramentos e resultados do tema. Também foi solicitada a realização de audiência pública em São Francisco de Paula para tratar sobre o entorno das barragens do Salto e Blang.

Durante a atividade foram manifestadas diversas preocupações com a insegurança das barragens, em especial da barragem das Laranjeiras, inclusive a indignação pela falta de informação e transparência na divulgação de laudo técnico atualizado que possa tranquilizar as comunidades lindeiras. Outro ponto recorrente do público presente foi a discordância para com a possibilidade de construção de novas barragens, assunto recorrente na região. Sobre este item, o deputado Dalciso Oliveira deixou registrado a importância da garantia por parte do Governo do RS de que não há nenhum registro nos órgãos estaduais para licenciamento de novas barragens.

A audiência pública foi prestigiada por autoridades locais, como prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, além de empresários e lideranças da região. O Prefeito de Igrejinha, Joel Wilhelm, falou em nome da Ampara (Associação dos Municípios do Vale do Paranhana). Destacou a importância do tema, lembrando as tragédias de Mariana e Brumadinho. Citou a necessidade de buscar novas alternativas energéticas para o RS, como usinas de Biogás, Energia eólica e fotovoltaica. Já o Prefeito de Três Coroas, anfitrião do encontro, Orlando Teixeira, ressaltou a relevância do assunto, em especial para a prática do turismo de aventura para a região.

Presentes, além dos prefeitos de Igrejinha e de Três Coroas, a prefeita em exercício de Parobé, Marizete Pinheiro.

Dos municípios da região também marcaram presença o Secretário de Governança, Planejamento e Gestão de Canela, Paulo Nestor Tomasini e  o Secretário de Planejamento, Urbanismo, Habitação e Gestão da Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula, Alexandre Bossle Camelo (Coruja).

Fotos: Divulgação