Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

360 Graus por Francisco Rocha – o mundo é mobile

Compartilhe:

Salve Cícero!
Hoje, quero mandar um grande abraço ao meu leitor Cícero, que nos lê a partir da Bahia. Ele é canelense, mora agora no nordeste e está inscrito em nossa lista de transmissão do WhatsApp, recebendo os principais destaques do Portal da Folha e nossa edição semanal em PDF.
Assim como Cícero, temos leitores em Brasília, Minas Gerais e até outros espalhados pelo mundo, como os fãs do trabalho de Luiz Antônio Alves, que nos leem do Chile, da Dinamarca e do Japão.
O Cícero nos escreveu sugerindo uma pauta que já está em desenvolvimento. Ele nos relatou que recebe as informações da Folha e depois divulga nos grupos da família, que mora em Canela. O Cícero é o canelense mais bem informado da família, morando na Bahia.

O mundo é mobile
Se a informação da Folha vai para a Bahia e volta para Canela numa velocidade incrível, aqui dentro da Região das Hortênsias ela anda mais rápido ainda, graças ao tal de smartphone.
O mundo é mobile, já existem cadeiras específicas para o tema nas melhores faculdades de jornalismo.
Mas o que mais me impressiona nesta era do novo jornalismos são as pontes que construímos com nossos leitores. Cada um dos 2500 contatos que nos leem a partir da lista de transmissão fala conosco, dá sugestões de pauta, avisa sobre fatos de relevância ou fazem reclamações sobre serviços.

Via Portal da Folha I
Algumas das coisas nem chegam a virar matéria, como o recolhimento de lixo verde no Jardim dos Pinheiros II, que nos foi solicitado por um leitor na segunda e a Secretaria de Obras resolveu na quarta. Ou a Rua Estevão José Pereira, com vários postes sem luz na quinta e com luz na sexta.
Nem tudo é notícia, mas são assuntos de interesse da comunidade que auxiliamos a resolver.
O mundo é mobile e a gente se movimenta!

Via Portal da Folha II
Também via Portal da Folha realizamos parte do levantamento de opinião do Destaque Folha 2019, em duas semanas, foram mais de 2000 leitores ouvidos quando a serviços, comércios e produtos em Canela.
Aproveitando o tempo precioso que nossos leitores destinaram a responder o questionário, perguntamos também quais áreas do serviço público se destacam (ou não) na cidade, bem como o índice de aprovação da administração municipal neste ano.
O levantamento de dados servirá para uma série de matérias nas próximas semanas, mostrando como o canelense está vendo sua cidade.

Páscoa na Região
Com a proximidade da Páscoa, a Região já vive momento de alta temporada. Gramado recebeu 70 mil pessoas no último final de semana. Nova Petrópolis abre a Chocofest no dia 11 e Canela já está toda decorada.
A Páscoa. Tradicionalmente, perde apenas para o Natal em relação ao fluxo de turistas. Os comerciantes estão com boa expectativa.
Isso tudo mostra que o ano, apesar dos pesares, deve ser de recuperação da economia.

Corsan
Aos trancos e nada voluntariamente, as coisas parecem ir se ajeitando em relação às mudanças que a Corsan queria fazer, como a retirada do Almoxarifado de Canela e o fechamento de serviços no escritório local.
Mas, e sempre existe um mas em tudo, vem aí o feriadão de Páscoa, antes, um outro com muito movimento turístico.
Não sou o Pai Chico da Rua Sete, mas jogo dois cafezinhos na minha previsão de que vai faltar água na região, visto que a tal (super, ultra, puxa, noossa, que obra) nova adutora, bem contra a previsão divulgada pela Corsan, ainda não está pronta.
Mas vamos seguir assim, acreditando em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e na Corsan.

Concessões
Canela entrou no mapa das concessões federais, a começar pela Floresta Nacional, antigo Parque do Ibama. Que bom, acredito que isso possa desenvolver aquela região a partir do investimento da iniciativa privada, isso se não trancar na pauta de alguns “ecochatos”.
Na minha opinião, as coisas devem ser, como dizia minha vó, “nem bem calça de veludo, nem bem bunda de fora”, sempre existe um meio termo que pode agradar a todos.
Ainda sobre o Ibama, poderia se aproveitar esse processo para liberar o Cemitério do Ibama, nossa cidade está precisando destes espaços, principalmente a comunidade mais carente. #ficaadica #denada

Política
Devagarzinho, começam as movimentações políticas com vistas às eleições municipais de 2020. As conversas estão, na maioria, em rodas fechadas, mas já temos algumas sinalizações.
Fedoca deve concorrer à releição em Gramado, Marcus Rossi, da Rossi & Zorzanello, se filou ao PP e deve concorrer a alguma coisa em Gramado.
Por Canela, uma certa dança das cadeiras deve acontecer entre os partidos, mas em busca de uma vaga na Câmara de Vereadores, pois Constantino é o candidato natural à releição e deve aglutinar uma grande quantidade de siglas ao redor de seu nome.
Aliás, acredito que a grande disputa das Eleições 2020 em Canela será a da vaga a vice de Constantino.