Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Aeroporto das Hortênsias na pauta do governo Bolsonaro

Compartilhe:

Área do projeto de construção do Aeroporto das Hortênsias, nas Fazenda do Ipê, localidade de Tubiana

Uma velha reivindicação regional entra novamente na pauta, agora do governo Bolsonaro: a construção de um aeroporto em Canela, para atender a Região das Hortênsias, Campos de Cima da Serra e região, com foco para o turismo.

Uma reunião deve acontecer na próxima quinta (11), ao meio-dia, em Canela, onde os projetos de Vila Oliva (Caxias do Sul) e Tubiana (Canela), serão defendidos.

A novidade é que no Governo Bolsonaro há uma tendência de que este tipo de serviço seja explorado pela iniciativa privada e por isso Canela tem maiores chances de saltar na frente, uma vez que já conta com a possibilidade de capital privado para financiar a obra.

Na reunião-almoço, devem estar presentes o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o senador Luis Carlos Heinze, o Secretário Nacional de Aviação Civil, presidentes do ICMBio e do IBAMA, o deputado Lucas Redecker, entre outras autoridades.

A comitiva estará na região para tratar da concessão da Floresta Nacional de Canela e dos Aparados da Serra, em Cambará do Sul para a iniciativa privada. Por intermédio do senador Heinze, uma reunião-almoço foi marcada para tratar somente do assunto “aeroporto”.

Empresários e autoridades da região devem participar do encontro, inclusive de Caxias do Sul.

Canela é a melhor alternativa

O vice-prefeito de Canela, Gilberto Cezar, um dos organizadores do encontro, junto com Heinze e Redecker, acredita que esta é a hora de firmar o projeto de Canela. “Esperamos uma grande mobilização em torno do Aeroporto das Hortênsias, o trade turístico sabe da importância deste projeto para a economia regional e deve estar junto conosco nesta apresentação”.

Entre os principais complicadores para o turismo local estão a dependência do aeroporto de Porto Alegre a queda na qualidade da hotelaria sem a presença de um terminal regional. Os profissionais do trade concluem que a região também perde eventos com a atual condição.

Projeto do Aeroporto das Hortênsias em Canela

Projeto completa 30 anos

No próximo mês de junho, o projeto do Aeroporto das Hortênsias, em Canela, completa 30 anos. Desde então, passou por diversas fases, até a definição da área atual, na localidade de Tubiana, na Fazenda do Ipê, a qual já teve até mesmo Licença Prévia emitida pela Fepam, após ser desapropriada pelo Município.

Outro diferencial da cidade é a Lei Canela do Futuro, que cria condições legais para parcerias público-privadas na cidade. A possibilidade de construção com recursos da iniciativa privada coloca o projeto canelense em um patamar acima dos demais.

“Esperamos uma marcante presença de profissionais do trade para defender o projeto de Canela”, finaliza Cezar.

Ao longo da semana o Portal da Folha vai ouvir personalidades e autoridades da Região sobre o projeto de construção do Aeroporto em Canela.

Fotos: Reprodução