Canela,

21 de abril de 2024

Anuncie

Esqueça tudo o que você sabe sobre pizza!

Compartilhe:

Endereço em Canela apresenta exclusividade: a pizza de origem certificada

De sabor e texturas inigualáveis, a pizza napolitana tem muita personalidade. E mais, tem origem. Isso despertou o interesse do empresário Peterson Secco – que depois de se consolidar como uma referência no serviço de pizza rodízio em Canela com a The Petit – queria mais. Inquieto e criativo, ele encontrou na história envolvente da verace pizza napoletana a inspiração para um novo negócio que abriu em parceria com Renan Cardoso, a AbbiamoFatto Pizza Napoletana.

UMA PIZZA DIFERENTE

Quem é apreciador ou quem se permite conhecer a proposta da pizza napolitana vive uma experiência gastronômica bem diferente da vivida em pizzarias convencionais. No lugar da agitação, um ambiente tranquilo e bem decorado já faz o cliente relaxar. Ao invés da quantidade, é a qualidade que serve como referência para as escolhas do cardápio. A autêntica pizza napolitana se come com as mãos e não se divide com outra pessoa – isso mesmo! – a porção, mesmo generosa, é única. “Existe um famoso ditado italiano que diz o seguinte: A pizza é como nosso único amor na vida. Não se divide”, brinca Peterson Secco, justificando a proposta.

Na AbbiamoFatto Pizza Napoletana as pizzas são regadas a azeites de oliva nobres vindos de várias regiões e países. Mas antes que elas cheguem macias e quentinhas à mesa, o cliente degusta dois tipos de queijos como entrada: o montanhês, o grana padano e acompanhados de presuntoparma. “Não poupamos em sabor, oferecemos o melhor”, confirma Peterson. O cardápio, que apresenta 14 opções de sabores salgados e duas opções doces, já tem clientes fiéis. “Muitas pessoas nos relatam encontrar aqui o ambiente e a comida ideais para matar a saudade da Itália”, lembra Renan Cardoso.

MAS AFINAL, O QUE A DIFERE DAS OUTRAS PIZZAS?

Para obter com louvor o titulo de verace pizza napolitana ela precisa ser feita como explica Peterson. “A massa feita com farinha, água, fermento e sal, não leva óleo e depois de feita precisa descansar por oito horas. Sobre a massa aberta, espalhamos o molho de tomate, queijo mozzarella de búfala e manjericão. Deve ser assada no forno a temperatura entre 430/480 graus por 60 ou no máximo 90 segundos”, explica. Os insumos são outro ponto fundamental. Na AbbiamoFatto Pizza Napoletanaa farinha e o tomate pelati vêm da Itália para garantir aquele gostinho original.Todo esse processo pode ser acompanhado pelo cliente, já que a produção é feita ali mesmo, a poucos metros das mesas.

QUALIFICAÇÃO CONSTANTE

Para fazer diferente e fazer melhor, Peterson investe grande parte de seu tempo em conhecimento. Leituras, pesquisas, visitas técnicas e viagens para os Estados Unidos e Europa são parte desse aprendizado. A renomada Scuola Italiana Pizzaioli, na Itália, foi um dos locais onde o empresário fez cursos de aperfeiçoamento que o credenciaram a empreender com convicção e a buscar a tão disputada chancela que atesta a veracidade da pizza napolitana.

Andre Nevoso Guidon, Renan Carodoso, Peterson Secco e Stefano Auricchio

O DESAFIO DA CERTIFICAÇÃO

A AssociazioneVerace Pizza Napoletana é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1984 na cidade de Nápoles. A missão da associação é promover e proteger a imagem e os valores da verdadeira pizza napolitana pelo mundo. Para isso, criaram um regulamento que define oficialmente quais são as características que uma pizza precisa ter para receber essa chancela. Os merecedores são registrados pela própria AVPN. “Em cada país existem pessoas que são delegados da entidade. São essas pessoas que visitam os restaurantes e conferem o processo de produção da pizza e a credenciam (ou não) como verdadeira pizza napolitana”, explica o empresário. Além disso, para conquistar a certificação é necessário o envio de uma série de documentos. “Foi um longo caminho até conquistarmos o título. Hoje, apenas nós e mais uma pizzaria no Rio Grande do Sul obtemos esse certificado”, destaca Renan. No Brasil apenas 11 estabelecimentos obtiveram a chancela de veracidade até agora.

RECONHECIMENTO DO CLIENTE

Nesse ano a AbbiamoFatto Pizza Napoletana conquistou o título de Melhor Restaurante de Canela pelo site TripAdvisor. “Isso traduz a maior conquista que podemos ter, que é o próprio cliente nos apontar como referência na cidade. Isso mostra que todo nosso empenho e dedicação valem a pena”, destaca Renan Cardoso.

ENDEREÇO AGRADÁVEL

As portas da AbbiamoFatto Pizza Napoletana se abriram em junho de 2018exalando um aroma único, resultado da produção de uma massa muito leve e saborosa. A ambientação do espaço tem concepção moderna e nem por isso deixa de ser acolhedora. O restaurante de 53 lugares e retrata com entusiasmo em suas paredes a paixão pela famosa receita. Peças curiosas – como as camisas de Maradona (eterno ídolo em Nápoles) e Roberto Baggio (autor da fatídica cobrança de pênalti que fez a Itália perder a Copa de 94 para o Brasil) conferem um toque de humor e descontração ao local. Os temperos que perfumam as pizzas vêm do canteiro suspenso que adorna a entrada do restaurante, revelando que o frescor dos ingredientes é parte do sucesso do cardápio. O endereço também surpreende por ser em uma área mais tranquila de Canela, na Rua José Luiz Corrêa Pinto, 299, sala 3, no caminho para o Hotel Laje de Pedra, o que possibilita estacionar com tranquilidade para desfrutar de uma noite agradável em qualquer dia da semana, das 18h30 às 23h30. Pelo telefone (54) 3282-8170 a casa oferece o serviço de tele busca.

ALGUMAS CURIOSIDADES:

– Em 2017 a arte dos pizzaiolos napolitanos foi declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pelo Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Foi a primeira vez na história que a arte de fazer um alimento virou patrimônio mundial;

– O nome do restaurante está em italiano (AbbiamoFatto Pizza Napoletana). Na língua portuguesa ele quer dizer algo como: “fizemos ontem pizza napolitana”;

– No mundo todo, entre as centenas de pilhares de pizzarias, há cerca de apenas 780 com essa certificação;

– No Brasil, as pizzarias certificadas como autênticas napolitanas só existem há dois anos;