Início Nova Petrópolis Rainha e princesas do Folclore Alemão de Nova Petrópolis são definidas

Rainha e princesas do Folclore Alemão de Nova Petrópolis são definidas

Continua depois da publicidade

Andressa Haas é a Rainha do Folclore Alemão 2019/20, as princesas Sara de Freitas e Luana Heck completam a corte

Andressa Nicoli Haas, do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, da Linha Brasil e Linha Araripe, recebeu o título de Rainha do Folclore Alemão 2019/2020. A faixa de 1ª Princesa ficou com Sara Kathieli Morschel Ribeiro de Freitas, do Böhmerlandtanzgruppe, de Linha Imperial e a 2ª Princesa é Luana Cristina Schoffen Heck, do Volkstanzgruppe Edelstein, da Fazenda Pirajá.

As soberanas que representarão o 47º Festival Internacional de Folclore foram eleitas no sábado à noite, 13 de abril, durante o 32° Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão, realizado na Associação Cultural e Esportiva Concórdia, na Linha Imperial, em Nova Petrópolis.

Quatro representantes dos grupos que compõem a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis disputaram o título de Rainha e Princesas do Folclore Alemão 2019/2020. O júri foi composto pela Mestre e Doutora em História pela PUCRS e professora na Área de Humanidades da Universidade de Caxias do Sul, Luiza Horn Iotti, pelo gerente Executivo da Gramado e Canela Convention & Visitors Bureau, Luciano Gonçalves, pelo diretor de Ensino no Goethe-Institut Porto Alegre, Adrian Kissmann e pelo historiador e escritor, Rodrigo Trespach.

A jornada das candidatas a Soberanas do Folclore Alemão 2019/2020 teve início na tarde de sábado, 13 de abril, com a entrevista aos jurados, realizada no Parque Aldeia do Imigrante. As representantes dos grupos folclóricos foram questionadas sobre histórico do traje, cultura local, histórico do evento, turismo local e língua alemã. No baile de escolha, os quesitos beleza, simpatia, dança da candidata, dança do grupo e microfone foram avaliados pelos jurados.

Durante o seu pronunciamento, o vice-prefeito de Nova Petrópolis, Charles Paetzinger, parabenizou o trabalho realizado pelos grupos folclóricos em prol da preservação cultural de Nova Petrópolis.

“Toda esta riqueza, diversidade cultural e o empenho dos nossos grupos folclóricos ficarão evidenciados durante os 18 dias de Festival Internacional de Folclore. As soberanas do Folclore Alemão têm a missão de divulgar o evento e as meninas eleitas nesta noite farão isso com muita dedicação, tenho certeza. Também parabenizo as soberanas Morgana, Stéfani e Eduarda, que se despedem do reinado. Tenham certeza de que vocês cumpriram com a missão de vocês lindamente, muito obrigado por tudo.” disse o vice-prefeito Municipal.

A presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP), Lediane Werner, agradeceu e enalteceu o trabalho conjunto realizado em prol do maior evento cultural da Serra Gaúcha e da presevação das tradições.

A corte 2018/2019 protagonizou uma despedida emocionante. A Rainha Morgana Neumann, do Böhmerlandtanzgruppe; 1ª Princesa, Stéfani Wiltgen Gregórius, do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, e a 2ª Princesa Eduarda Francine Weschenfelder, do Volkstanzgruppe Edelstein, despediram-se com muita gratidão e respeito. Relembraram momentos vividos ao longo do último ano e agradeceram seus grupos folclóricos, familiares, amigos e todas as pessoas que contribuíram para o sucesso do reinado.

A Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP) completa 30 anos de fundação e 25 anos de registro em 2019. Durante o 32º Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão, os ex-presidentes foram homenageados, em agradecimento e reconhecimento pelos serviços prestados em prol da preservação cultural de Nova Petrópolis e manutenção dos grupos folclóricos.

A animação do evento ficou por conta da Banda Bom de Baile.

O 47º Festival Internacional de Folclore ocorre de 18 de julho a 4 de agosto de 2019, em Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul.

Fotos: Jei Heydt