Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Repórter Estudantil #3 • Música na Educação

Compartilhe:

Música é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias.

Foto: Francisco Rocha – Aulas de música na escola João Alfredo Corrêa Pinto

A música é um momento de dança e socialização. Aulas de música também podem ser um excelente momento para se socializar, dançar, brincar e descontrair. Esse é um dos grandes benefícios da música na escola no processo de aprendizagem, visto que é um momento na aula que é possível queimar algumas calorias – dançando e se divertindo –, perder a vergonha e realmente se entregar às canções com seus colegas de classe.

Segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática.

Com base em pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida como um todo e geralmente apresentam notas mais elevadas quanto à aptidão escolar.

A música é uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.

Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.

A aula de música pode ser feita com (ou sem uso) de instrumentos musicais, ou com percepção. Aula de música é um momento de reflexão, quando concentram-se para escutar uma canção e estudar a partir dela.

Eu mesma, durante meu período escolar, desde as séries iniciais, sempre estudei com músicas. Quando ficava difícil entender certo conteúdo, apelava à música, paródias referentes a matéria, consequentemente aprendia e memorizava muito melhor.

Admiro muito quem consegue trazer e inserir a música no planejamento, incentiva as crianças a estudarem música. Na minha escola, damos oportunidades a todos os interessados, e é clara a evolução e o empenho com a música.