Canela,

20 de abril de 2024

Anuncie

Novena e Procissão Luminosa abriram os festejos no Santuário de Caravaggio em Canela

Compartilhe:

Missa presidida pelo Bispo Diocesano D. Zeno Hastenteufel

A novena, que ocorrerá todas as noites, às 19h30, até dia 19, na cripta da igreja em construção, iniciou sábado, 11, com a apresentação do piso que foi colocado no local, com cerimônia a Missa presidida pelo Bispo Diocesano D. Zeno Hastenteufel. Esta parte da obra foi viabilizada exclusivamente com doações da comunidade canelense, que cada vez mais, está colaborando para a construção do novo templo. As associações dos bairros Saiqui e Jardim das Fontes, juntamente com o Piquete de Laçadores Presilha Serrana, também colaboraram com a renda de um galeto beneficente, realizado no mês abril.

Na noite domingo, 12, a Procissão Luminosa, apesar da chuvinha e do frio, contou com um número expressivo de fiéis, que saíram do Monumento da Prece e subiram até a cripta, iluminando o caminho com velas e lanternas, em oração e entoando cânticos religiosos, encerrando com a Missa, que deu seguimento a novena.

No próximo domingo, 19 de maio, ocorrerá a Romaria Motorizada e dos Motociclistas, saindo da Catedral de Pedra, às 9h. Neste dia, desde muito cedo da manhã, no centro da cidade ouve-se buzinas de caminhões, automóveis e motocicletas que tomam as ruas do entorno da Igreja para seguirem a imagem de Maria, que é colocada na carroceria de um caminhão que vai à frente do cortejo. O trajeto de 7km, da Catedral até o Santuário, é realizado com uma equipe que segue em carro de som, convidando os participantes a rezarem. Muitos motoristas buscam bênçãos ao veículo, e outros participam para pagar promessas. Em frente ao pórtico do Santuário, todos os carros são abençoados com água benta e, quando o caminhão que leva a imagem chega ao Santuário, a mesma é retirada e levada ao altar, no Monumento da Prece, onde ocorre a Missa Campal, que sempre conta com mensagens e pedidos de paz no trânsito. A organização estima que mais de 10 mil veículos participem desta romaria.

Romaria Motorizada é neste final de semana

Os festejos continuam no dia 25 de maio, com a Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude. Com um dia dedicado a eles, jovens da maioria das paróquias da Diocese de Novo Hamburgo participam do evento. Após a Missa Campal, que ocorre quando os romeiros chegam no Santuário, muitas atividades dedicadas a juventude estão programadas, encerrando, às 15h30, com show da Irmã Ana Paula, que faz parte da congregação das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo.

No dia mais esperado do evento, 26 de maio, dia de Nossa Senhora de Caravaggio, será a vez da Romaria a Pé, a maior do evento. Milhares de devotos homenageiam a Mãe Maria com a caminhada, da Catedral de Pedra até o Santuário. Alguns para pagar promessas, outros para agradecer por graças alcançadas e, até aqueles que participam com a única intenção de rezar. Show com o escritor, compositor e cantor, sacerdote da Diocese de Caxias do Sul Padre Ezequiel Dal Pozzo fará parte das atividades no último de evento, que terá, pela primeira vez, Missa Campal, às 16h, encerrando a programação do mês de maio no Santuário de Caravaggio de Canela.

As romarias dos Jovens e a Pé saem da Igreja Matriz às 8h, em direção ao Santuário de Caravaggio de Canela.

Em todos os dias do evento, a gastronomia contará com restaurante de comida caseira, churrasco e galeto para as famílias que preferem fazer piquenique no parque, lanches, doces e, o tradicional pastel de massa caseira, que sempre é o mais procurado.

Cerca de 100 mil pessoas são esperadas neste mês, no Santuário, que recebe devotos não só nos dias de romaria.

A Romaria e Festa é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Fotos: Diego Santos/Estrategiacom