Canela,

15 de maio de 2024

Anuncie

POLICIAIS MILITARES DE GRAMADO E CANELA REALIZAM CURSO DE INSTRUTOR DO PROERD

Compartilhe:

Entre os dias 06 e 17 de maio a Brigada Militar realizou no município de Taquara um curso de formação de instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD. Entre os novos instrutores formados estão dois Policiais Militares do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), o Soldado Jeferson Secco Oliveira, lotado na BM Canela, e o Soldado Filipi Rocha Rezende, lotado na BM Gramado.

Ao todo 33 militares, de diversas regiões do Estado completaram a carga horária de 110 horas/aula, conforme exigido pelo Drug Abuse Resistance Education (DARE América). Os brigadianos desenvolveram habilidades necessárias a um instrutor do Proerd em áreas que envolvem pedagogia, técnicas de ensino, comunicação, entre outras. A partir de agora eles estão habilitados a trabalhar com alunos da Educação Infantil, séries iniciais e 5°- 7° anos.

O Proerd tem 21 anos de atuação no Estado, com mais de 1,3 milhão de estudantes formados pelos monitores. São desenvolvidas ações conjuntas entre o policial militar devidamente capacitado, professores, estudantes e pais, para prevenir e reduzir o uso de drogas e violência na comunidade escolar.

Todos os currículos são aplicados com técnicas pedagógicas e materiais didáticos específicos, definidas pela coordenação estadual. O programa tem como base o DARE, criado pela professora Rutty Hellen, em conjunto com o Departamento de Polícia de Los Angeles, em 1983. Atualmente está presente em 58 países.

Soldado Jeferson destaca a importância do curso que foi de muito estudo e reflexão: “Uma semana muito proveitosa, um ganho para minha formação, tanto no profissional quanto no pessoal. A partir de agora vou passar todo esse aprendizado para a comunidade escolar, as crianças em especial, para auxiliá-las nas suas escolhas, para que fiquem longe das drogas e da violência”.

Os dois novos Proerdianos devem começar a ministrar as aulas do Proerd nas escolas ainda este ano.