O Chef Ivan Achcar foi o palestrando do dia
Com uma das salas do Grande Hotel Canela lotada de associados da Abrasel Hortênsias a entidade promeveu a palestra “Cardápio Bom tem que dar Lucro” com Ivan Achcar.
Ele é um cozinheiro e comunicador, pesquisador da cozinha brasileira e caipira apontado pelo mercado como um dos maiores especialistas em carnes do ramo e apaixonado pela gastronomia.
Com mais de 18 anos de experiência como chef, executivo e consultor de várias casas de sucesso no Brasil em 2013 Ivan estreou o primeiro reality show de cozinha do Brasil como jurado o “Cozinheiros em Ação” do GNT que tinha Olivier Anquier como apresentador.
Também foi criador, junto com o produtor Roberto Dávila, do programa Food Truck – A Batalha, escreveu e apresentou uma coluna de radio diária na radio Eldorado chamada “Quantidades Absurdas na Eldorado” falando sobre comida e gastronomia de um jeito diferente e inédito no radio Brasileiro. Com toda esta bagagem entendeu que era o momento de lançar seu primeiro livro “Quantidades Absurdas – Historias com Sabor, Receitas com Afeto”.
O Chef também entendeu a necessidade dos empresários em aprender um pouco mais sobre gestão e criou em 2017 o primeiro curso de educação executiva em gestão para empresários na área de gastronomia chamado Restaurateur®, curso para profissionais de restaurantes onde grandes nomes da gastronomia brasileira ensinam como montar e gerir um restaurante de sucesso.
Sua última façanha foi lançar a EGG – Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia – dedicado aos estudos dos negócios da gastronomia com 12 cursos diferentes que pretende transformar o mercado de negócios da gastronomia no Brasil.
Com este vasto currículo o chef Ivan Achcar falou durante uma hora sobre como os empresários do setor gastronômico devem se preocupar com insumos, qualidade, mão de obra, técnica e apresentação na hora de criar o cardápio, mas tudo isso sempre amarrado à gestão do negócio. “Empresário tem que inventar, inovar, pensar fora da caixa e isso não significa que pra isso tenha que gastar mais, pelo contrário”
A plateia ouviu em silêncio as dicas do chef que atua em São Paulo e também em todo o país sempre usando a gestão do negócio restaurante como foco.
“Muitas pessoas acham que para abrir um restaurante tem apenas que saber cozinhar”, diz ele. “Mas o que deve saber de verdade é gerir uma empresa, porque a comida deve ser boa, o ambiente atrativo, mas o conceito é o pulo do gato” completou.
A empresa Bari Marketing também apresentou seu trabalho com as redes sociais da Abrasel mostrando a importância de postagens corretas, peridiocidades e horários, bem como a qualidade das fotos a serem expostas nas redes sociais para que os turistas encontrem os estabelecimentos associados e entendam o que cada um deles oferece.
Ainda durante o evento, Samuel Souza, do Restaurante Tarantino, ganhou uma bolsa de 100% para o Curso de Finanças para Restaurante.
Josiele Tomasini, do Le Chalet de la Fondue, ganhou o livro do palestrante.
O evento teve o importante apoio do Grande Hotel Canela que ofereceu toda a infraestrutrua para a palestra bem como coquetel aos associados. “Uma das premissas da Abrasel Hortênsias em 2019 é a aproximação da entidade às cidades de Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula” diz Felipe Andreis, presidente da Abrasel.
O próximo encontro já está sendo programado com Rafael Castello, do Castelli Restaurante, que faz parte da diretoria da entidade e também trabalha para aproximar a Abrasel da cidade de São Francisco. O encontro ainda sem data definida terá como palestrante o Chef Marcos Livi, que é da serra e valoriza e evidencia a gastronomia gaúcha país afora.