Início Economia Microempreendedores têm até 31 de maio para entregar Declaração Anual de Faturamento...

Microempreendedores têm até 31 de maio para entregar Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional

Continua depois da publicidade

Os microempreendedores individuais (MEIs) têm até esta sexta-feira (31) para entregar da Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI), sem que seja cobrado nenhum tipo de multa. O documento serve para que o MEI informe a Receita Federal sua Receita Bruta Anual obtida no ano anterior. Uma forma simples de elaborar a DASN é somar os valores que constam no Relatório Mensal de Receitas Brutas.

Segundo o Conserra, escritório de contabilidade de Canela, a cidade possui 2.455 empresas nessa modalidade MEI, o número é oficial, ou seja, de quase 5.000 empresas em Canela metade estão nessa modalidade.
Celso Luft, Vice-Presidente de Relações Institucionais do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) afirma que todos os microempreendedores devem fazer a declaração, mesmo os que estão com as taxas mensais atrasadas. O contador explica as consequências caso a declaração não seja feita: “Quem não entregar terá uma multa de R$ 50,00, e, se efetuar o pagamento dentro de 30 dias da entrega em atraso, terá uma redução de 50%, ou seja, R$ 25,00”. Além disso, Luft diz que todo microempreendedor pode fazer sua própria declaração anual, mas caso encontre dificuldades pode buscar ajuda de uma empresa contábil.