Canela,

21 de abril de 2024

Anuncie

Microempreendedores têm até 31 de maio para entregar Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional

Compartilhe:

Os microempreendedores individuais (MEIs) têm até esta sexta-feira (31) para entregar da Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI), sem que seja cobrado nenhum tipo de multa. O documento serve para que o MEI informe a Receita Federal sua Receita Bruta Anual obtida no ano anterior. Uma forma simples de elaborar a DASN é somar os valores que constam no Relatório Mensal de Receitas Brutas.

Segundo o Conserra, escritório de contabilidade de Canela, a cidade possui 2.455 empresas nessa modalidade MEI, o número é oficial, ou seja, de quase 5.000 empresas em Canela metade estão nessa modalidade.
Celso Luft, Vice-Presidente de Relações Institucionais do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) afirma que todos os microempreendedores devem fazer a declaração, mesmo os que estão com as taxas mensais atrasadas. O contador explica as consequências caso a declaração não seja feita: “Quem não entregar terá uma multa de R$ 50,00, e, se efetuar o pagamento dentro de 30 dias da entrega em atraso, terá uma redução de 50%, ou seja, R$ 25,00”. Além disso, Luft diz que todo microempreendedor pode fazer sua própria declaração anual, mas caso encontre dificuldades pode buscar ajuda de uma empresa contábil.