Canela,

23 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

360 Graus por Francisco Rocha: Corsan bombeia água da chuva para a rede de esgoto cloacal

Compartilhe:

Além de gastar energia elétrica com água limpa, inviabiliza tratamento da estação de esgoto

Amanhã (01), inicia a semana do Meio Ambiente e a reportagem da Folha traz mais uma reportagem alertando para o péssimo serviço prestado pela Corsan no que diz respeito ao esgoto cloacal da cidade, desta vez com relação à rede de esgoto da Vila Suzana.

Segundo denúncias da comunidade, parte desta rede é direcionada para um tanque, ao lado do muro da barragem (foto que ilustra a capa desta edição). Deste tanque, o esgoto é bombeado para a Rua Tenente Manuel Corrêa e, gravitacionalmente, escorre para a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto do Arroio Santa Terezinha, localizada na Celulose.

Ocorre que este trecho da rede, na Vila Suzana, tem infiltrações, fazendo a água da chuva e do lençol freático acessar a tubulação e escorrer para o tanque de bombeamento. Ou seja, a Corsan está bombeando água limpa para a estação de tratamento, coisa que ocorre em maior frequência em épocas de muita chuva, como nas últimas semanas.

A estimativa é de que cerca de 1.500m³ de água da chuva já tenham sido bombeados para a rede de esgoto cloacal, o que remete a três realidades, a primeira é que a Corsan está gastando energia elétrica, a qual é paga, para bombear água.

A segunda situação é de que a bomba joga cerca de 8m³ de água por hora na rede de esgoto, quantidade que praticamente esgota a capacidade da ETE Santa Terezinha, fazendo com que ela opere muito acima de sua capacidade, piorando o quase nulo tratamento de esgoto realizado no local.

A terceira realidade é que, se existem infiltrações, em épocas de pouca chuva, o esgoto cloacal que efetivamente é recolhido pela rede, pode estar indo para o solo, pelos mesmos locais que a água da chuva acessa a rede de esgoto.

Fica o alerta para o Ministério Público e ao Meio Ambiente municipal para que verifiquem esta situação. A natureza de Canela agradece.

Contraponto

Em reposta à redação da Folha, o gerente regional da Corsan, Ermógenes Bodanese, disse que existem diversos fatores que contribuem para a entrada de água nas redes coletoras de esgoto, mas que a companhia tem se dedicado a encontrar estes focos e eliminá-los. Bodanese disse ainda que a ajuda da comunidade, alertando para estes problemas, facilita o trabalho da Corsan, informando locais comprovados de problemas, e, que, nos próximos dias, uma equipe irá se dedicar à rede da Vila Suzana para minimizar a infiltração naquela rede.

Supereficiência

Nem mesmo a Prefeitura sabe, mas são várias denúncias ou reclamações que recebemos semanalmente aqui na redação, muitas delas nem são publicadas, pois, ao entrar em contato com a área responsável, o problema é resolvido rapidamente.

O campeão disparado de rapidez é o secretário de Obras, o Ratinho. Essa semana ele se superou, em menos de 24 horas resolveu a reclamação de uma leitora do bairro Eugênio Ferreira.

Sei que, cada vez que elogio o Ratinho neste espaço, alguns têm crise de ciúmes. Precisa não, gente! Basta ter a mesma eficiência do amigo Luiz Cláudio!