Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Trânsito Educativo – Maio Amarelo motiva palestras para estudantes da rede municipal

Compartilhe:

O Departamento de Trânsito, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, promoveu uma série de palestras educativas a estudantes de escolas da rede pública municipal de Canela. Elas aconteceram até o final do mês passado, como parte do movimento Maio Amarelo.

A proposta teve por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, por meio de ações coordenadas entre a sociedade civil e o poder público. Como a ação envolve vários segmentos, em Canela o foco foi atingir crianças e jovens de 3º a 9º ano do Ensino Fundamental.

As palestras ocorreram nas escolas Bertholdo Opptiz (São Lucas), Severino Travi (São Rafael), Dante Bertoluci (São Luiz), Ernesto Dornelles (Celulose), João Alfredo Corrêa Pinto (Sesi) e Machado de Assis (Caracol). Na ocasião, cerca de 900 estudantes tiveram acesso aos conteúdos. Mesmo com o fim do Maio Amarelo, as escolas Barão do Rio Branco (Saiqui) e Santa Terezinha ainda acolherão os trabalhos.

O agente de trânsito José Márcio de Brito foi quem palestrou em sala de aula. Além de trabalhar noções como uso de cinto de segurança, proibição de falar ao celular, atravessar a faixa de pedestres, o servidor distribuiu materiais educativos alusivos ao Maio Amarelo, disponibilizados pelo Detran/RS. Um deles consistia no Jogo dos 10 Erros, que induzia os estudantes a sinalizar posturas que colocavam a vida de pedestres em risco.

Brito atua com ações de trânsito educativo desde 2002, quando a rotina como agente de trânsito permite. “Está previsto no cronograma escolar. Várias professoras já trabalham alguma coisa, mas a gente sempre reforça. As crianças dessa geração, por causa da tecnologia, tendem a ser melhores motoristas do que nós”, acredita o servidor. Inclusive, na quarta-feira (29), ele coordenou uma ação com ciclistas na Escola Municipal Severino Travo, no bairro São Rafael.

Conforme Jair Remonti, diretor do Departamento Municipal de Trânsito, a disposição do agente de trânsito e a maneira lúdica com que ele trabalhou foram determinantes para o sucesso da proposta. “As crianças serão os motoristas do futuro, e é importante educar desde já”, reforça ele, ao adiantar que a experiência fará com que o órgão elabore mais ações educativas nas escolas de Canela.