Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Cerimônia comemora os 100 anos chegada do trem em Gramado

Compartilhe:

Os 100 anos da chegada do trem em Gramado foi comemorado na segunda-feira (03), com uma cerimônia realizada no Espaço Cultural Estação Férrea – Museu do Trem, no Bairro Várzea Grande. Durante o evento, o prefeito Fedoca Bertolucci ressaltou a importância da estação ferroviária que marcou o desenvolvimento econômico para a região durante mais de 40 anos.

O chefe do Executivo municipal também falou sobre uma possível solução na questão da viabilização de uma ferrovia de Porto alegre a Gramado. “Podemos encaminhar uma solução, quem sabe, nesta área. Nós que temos a notícia, por exemplo, da Agência Nacional da aviação Civil (ANAC), de que uma ferrovia de Porto Alegre até Gramado é muito mais barata e mais eficaz, do que a construção de qualquer aeroporto. Temos que começar a pensar nisso e hoje estamos semeando essa ideia. Quem sabe a gente faça uma ferrovia que ligue o aeroporto até Gramado e ai possamos festejar aquilo que festejávamos no passado”, enfatizou.

O secretário da Cultura, Allan John Lino, afirmou que é a chegada do trem é considerada o marco inicial de Gramado. “O trem chegou aqui pela Várzea Grande. Não podemos perder essa memória e devemos resgatar essa essência, porque só preservando essas memórias, conseguiremos fazer com que Gramado nunca deixa de ser Gramado”.

Ainda durante a cerimônia, José Rissi, um dos moradores mais antigos da Várzea Grande, fez a leitura de um texto feito pela historiadora Marilu Kern, especialista em história do Rio Grande. Em seguida, os convidados assistiram a um documentário sobre os 100 anos da chegada do trem.

Também prestigiaram o evento o vice-prefeito Evandro Moschem e o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Ronsoni.