Canela,

20 de abril de 2024

Anuncie

Programa de incentivo a tecnologia e inovação foi lançado oficialmente esta semana

Compartilhe:

Fotos: Eduardo Idalino – Diversos empreendedores estiveram presentes no lançamento do programa

Prefeitura ainda destacou as empresas campeãs em arrecadação de ISS e ICMS

A Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico realizou, na terça-feira (4), o lançamento oficial do Programa “Canela Cidade Empreendedora”, que visa fomentar a economia local, seguindo linhas de fomento e desenvolvimento para as empresas de Canela e à atração de investimentos.

Na apresentação, foi destacado o estudo feito ao longo de meses e a intenção do governo municipal de promover o desenvolvimento local de forma integrada.

A ideia é atrair fomentar negócios na área do conhecimento e da tecnologia, as chamadas “startups”, sem deixar de lado as potencialidades canelenses.

O secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, comentou que o Brasil passa por uma crise, e a proposta da Administração Municipal com o programa é melhorar a arrecadação, preparando a cidade para o futuro.

Melo explicou que, para a criação do projeto que transforme e revolucione a economia de Canela por meio de fomento do empreendedorismo com inovação, aceleração de startups e desenvolvimento econômico, foi necessário visitas a laboratórios de inovação de municípios de Santa Catarina que são referência neste assunto.

Para Canela entrar nesse mercado, serão criados o Canela Parque Empresarial I no Distrito Industrial e o Canela Parque Empresarial II, na Linha Caçador, locais que poderão abrigar diversas novas empresas.

Outra implementação será a criação do Centro Integrado de Desenvolvimento de Inovação, que terá além de abrigar o setor de desenvolvimento econômico. O local contará com espaço para startups, salas de negócios e escola de empreendedorismo, tudo isso em parceria com centros profissionalizantes como Senai e Sebrae e também com instituições de ensino.

A intenção da Administração é que, enquanto não se tiver um local próprio, se alugue um prédio para contemplar o programa que não será criado num curto espaço de tempo”, ponderou o secretário.

Para finalizar, Melo explicou que o programa não acontecerá da noite para o dia, mas sim o lançamento é uma semente plantada para, a partir de agora, se começar a trabalhar em busca de parceiras de Senai, Senac, empresas privadas, outras instituições e governos federais e estaduais.

Homenagem a empresas

A Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico também realizou a entrega da homenagem do governo municipal as empresas locais que mais têm contribuído com a economia do nosso município, sendo os campeões de arrecadação de ICMS e ISS.

Confira as empresas homenageadas:

ICMS

1º lugar – Rio Jordão Papéis

2º lugar – Dauper Indústria e Comércio de Biscoitos

3º lugar – Unidasul Distribuidora Alimentícia

4º lugar – Uniserra Distribuidora de Bebidas Ltda

5º lugar – Brombatti & Lorenzoni Ltda

6º lugar – Comércio de Medicamentos Brair Ltda

7º lugar – Plurimport Ltda. (MÃOS DO MUNDO)

8º lugar – Vitivinícola Jolimont

9º lugar – Elmir Comércio de Calçados e Vestimentas Ltda. (PALUDO)

10º lugar – Basim Máquinas

ISS

1º lugar – ISS – Parques da Serra Bondinhos Aéreo

1º lugar – Parques da Serra Bondinhos Aéreos

2º lugar – Brocker Turismo

3º lugar – Coobrastur Viagens e Turismo

4º lugar – Parque Terra Mágica Florybal

5º lugar – Mundo a Vapor Parques Temáticos

6º lugar – Hotel Laje de Pedra

7º lugar – Eva Catharina Lampert da Silva

8º lugar – Caixa Econômica Federal

9º lugar – Banrisul

10º lugar – Hotel KleinVille.