Canela,

23 de abril de 2024

Anuncie

Frente do Turismo inova em formato com coordenação regional

Compartilhe:

Na tarde de sexta-feira (7), a Câmara de Vereadores de Gramado foi palco para o lançamento da Frente Parlamentar de Fomento ao Turismo gaúcho, presidida pelo deputado Dalciso Oliveira. A atividade contou com a presença de três vice-presidentes regionais da Frente Parlamentar, que inova com um formato compartilhado de coordenação regional. Os deputados estaduais Carlos Burigo, Adolfo Brito e Sebastião Melo são vices regionais já confirmados.  

O presidente da Frente defendeu a importância da regionalização como forma de fortalecer e incrementar o setor. “São 27 regionais que precisam de um olhar mais atento. As condições climáticas, étnicas, gastronômicas e culturais conferem ao turismo gaúcho um grande potencial como alavanca para desenvolver nossa economia”, justificou Dalciso. 
O Parlamentar apresentou a proposta de trabalho da Frente onde estão previstos encontros regionais, a realização de uma audiência pública e ainda um grande Encontro Estadual para debater o tema do Turismo gaúcho. Um dos pontos a serem discutidos é a elaboração de uma lei de incentivo ao turismo. “O turismo no Brasil cresceu bastante nos últimos 10 anos, embora ainda represente menos para a economia do que a média mundial. O Rio Grande do Sul, onde quase a totalidade dos municípios têm potencial turístico, hoje só representa 2,6% do valor adicionado bruto da economia gaúcha. Precisamos mudar esta realidade buscando investimentos para o setor”, enfatizou.

Também prestigiaram a atividade diversas lideranças da Região, como o prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci, o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Rafael Ronsoni, e o vice-prefeito Evandro Moschem, além de vereadores dos municípios de Igrejinha, Canela, Gramado, Pinhal da Serra e Três Coroas, bem como o secretário de Turismo de Canela, Angelo Sanches, e o representante da Secretaria Estadual do Turismo, Marcelo Borela.