Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Ministério do Turismo vai oficializar candidatura de cânions do Sul a Geoparque da Unesco

Compartilhe:

Foto: Reprodução

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, oficializou o apoio do Governo Federal para que a Unesco reconheça o projeto “Caminhos dos Cânions do Sul”, localizado entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como um geoparque mundial. O anúncio ocorreu durante audiência com lideranças dos dois estados, que foram ao encontro do ministro para pedir apoio ao pleito.

O deputado federal Lucas Redecker (PSDB-RS) destacou a importância que essas belezas naturais únicas têm na atração de turistas e, consequentemente, para economia de várias regiões dos dois estados. A audiência também foi acompanhada pelos prefeitos de Cambará do Sul, José Silvestre Schamberlaen, e de Praia Grade, Henrique Matos Maciel. A expectativa é de que após a certificação do órgão, o local receba seis vezes mais turistas, saindo de 250 mil para cerca de 1,5 milhão de visitantes.

Saiba mais sobre o título de geoparque

Ao conceder o título de geoparque, a Unesco zela pela garantia da sustentabilidade, preservação e proteção ambiental dessas áreas, promovendo também o envolvimento dos moradores da região. Com o reconhecimento do organismo internacional, essas áreas ampliam a capacidade turística da região. Atualmente, no Brasil, apenas o Parque Geológico do Araripe, no Ceará, possui a certificação da Unesco. No mundo, há 147 geoparques titulados pela UNESCO, em 41 países.