Canela,

23 de abril de 2024

Anuncie

SAE Hortênsias orienta sobre infecções sexualmente transmissíveis

Compartilhe:

O Serviço de Atenção Especializado (SAE) da região das Hortênsias, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, oferece um trabalho gratuito de educação preventiva contras as IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Ele é posto em prática pela enfermeira Marta Vaccari Batista e pela técnica em enfermagem Iracema Montiel, e tem como público-alvo o quadro de colaboradores de empresas e estudantes.

Por meio de palestras que podem durar de 30 minutos a uma hora, as profissionais orientam sobre HIV, sífilis e hepatites B e C. Elas explicam detalhes sobre essas IST’s, distribuem materiais impressos com orientações e explicam como são realizados, por exemplo, os testes rápidos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Qualquer pessoa, sem qualquer receio, pode procurar esses testes na rede pública. É um direito que todos nós temos”, diz a enfermeira Marta. 

Normalmente, a atividade desenvolvida pelo SAE Hortênsias integra a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), incentivada por várias empresas como Parque Terra Mágica Florybal, que recebeu Marta e Iracema na quarta-feira (19) pela manhã. Segundo Maria de Fátima Moreira, responsável pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do entretenimento, o objetivo é proporcionar atividades semelhantes em outros períodos do ano.

Ainda neste mês, Marta e Iracema palestraram a funcionários da Tanks BR, terceirizada que presta serviços à Corsan. “Não é somente durante a SIPAT. As empresas ou as escolas podem nos chamar em qualquer época do ano, que a gente se organiza e vai”, explica a enfermeira Marta Vaccari Batista.

O SAE Hortênsias é sediado em Canela, mas atende também Gramado, Nova Petrópolis, Linha Nova e Picada Café.

Para agendar o trabalho preventivo, deve-se ligar para o telefone 3282.5174. O trabalho realizado não gera qualquer custo para quem o solicitar.