Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Sábado pode ser o dia mais frio do ano

Compartilhe:

27/08/2013 - Foto: Zimmermann Estúdio

Previsão é de temperaturas negativas e neve já na sexta (5)

Quem gosta de frio já pode comemorar.

A sexta-feira (5) promete ser um dos dias mais interessantes do ano. A temperatura segue em queda na Região Sul, mas a umidade aumenta gerando condição de neve nos três Estados da Região Sul. Na Serras Gaúcha o fenômeno pode durar horas, começando à tarde e se estendendo até a madrugada do sábado. Em áreas mais baixas do norte gaúcho, a condição é de neve entre a noite da sexta-feira e a manhã do sábado.

Há potencial para que o sábado (6) seja o dia mais frio do ano em diversas cidades da Região Sul, inclusive nas capitais, que podem registrar a manhã e a tarde mais frias do ano.

Além do frio intenso, neve, também há condições de geada em quase toda a Região Sul. A temperatura só volta a subir a partir da próxima segunda-feira (8).

Abaixo de Zero

A partir de quinta-feira (4) o Rio Grande do Sul pode amanhecer com termômetros marcando 0 grau e, na serra gaúcha, há previsão de temperatura negativa.

Como a neve se forma?

Para formação de neve, é necessária a combinação de frio de 0°C com tempo instável e chuva – ao contrário da geada, que ocorre com tempo firme.

O que vai provocar a diminuição de temperatura?

Uma frente fria avança lentamente pela Região Sul no início da semana e provoca chuva a qualquer hora do dia pelo menos até a quarta-feira (3). Colada na frente fria, vem uma massa de ar polar, que é a responsável por provocar a brusca queda de temperatura. Nos próximos dias há previsão de geada na Campanha Gaúcha. Para formação de geada, é necessária a condição de tempo firme, com pouco vento e temperatura abaixo de 4°C na medição do termômetro.

Última vez foi em 2013

A última neve forte na Região foi entre 26 e 27 de agosto de 2013, quando a Região das Hortênsias se vestiu de branco.

Os melhores registros do fenômeno foram de Marcos E. Zimmermann e Natália C. Zimmermann, que ilustram a matéria, mas a gente tem uma imagem captada pela fotógrafa Márcia Nega, da redação da Folha coberta de neve.