Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Repórter Estudantil #6 • “Minha Escola é um Museu”

Compartilhe:

Projeto de História da Escola Estadual Luiza Corrêa

Texto: Helen Kélita, 9° ano

Durante o mês de maio, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiza Corrêa, em Canela, sob a direção da professora Sinara Maria Olinski Collorio e parceria com as demais professoras, realizou um projeto de História, que culminou com uma mostra no dia 30 de maio.

Todos os alunos do 1° ao 9° ano se envolveram, sendo que cada turma realizou pesquisas e confeccionou materiais, de acordo com o conteúdo estudado no momento.

Os alunos do 1° ao 5° ano trabalharam com a temática “os Índios e sua cultura”,  mostrando como eles caçavam, pescavam, cultivavam e produziam seus remédios usando os recursos que a natureza lhes dava.

Já o 4°ano, com o conteúdo que contemplava o estudo do Município, mostrou através de maquetes, os principais pontos turísticos e as belezas da cidade.

A partir do 6° ano, cada turma transformou sua sala em um “museu”, a atividade aconteceu no dia 18 de maio, que é o Dia Internacional do Museu.

Assim, através dos trabalhos, dos materiais expositivos e das explicações dadas pelos alunos foram contemplar vários assuntos. A história do tempo, com a turma do 6° ano,  mostrou o calendário, o relógio de sol, e como a humanidade marca seus períodos do dia e da noite.

O 7° ano mostrou o período da idade média, seus feudos com seus senhores e seus servos, ensinando também que foi neste período da história que surgem as universidades, que nasceram na Europa e se espalharam pelo mundo.

As turmas de 8° ano contaram a vida dos mais importantes Iluministas, como Francis Bacon que tem como sua obra mais famosa ‘O grito’ e Maquiavel e sua obra ‘O príncipe’, bem como um pouco da vida de Voltarei, Rousseau e outros tão importantes no chamado ‘Séculos das Luzes’.

Por fim a turma do 9º ano apresentou a história do dinheiro no Brasil, dos contos de Réis ao Real e a criação do Banco do Brasil.

O projeto foi criado com o intuito de adquirir e oferecer conhecimento Histórico por meio de explicações curtas e simplificadas para maior compreensão de nossos ouvintes.

A feira foi visitada por alunos, professores e funcionários e, também, por pais e familiares que foram até a escola prestigiarem os trabalhos.