Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

O “homem pizza” da serra, Peterson Secco acumula cursos, prêmios e recordes

Compartilhe:

No Dia da Pizza, 10 de julho, Peterson Participará da Olimpíada Vera Pizza Napoletana, na Itália.

Há oito anos, um adolescente ocupava os fundos de uma garagem em Canela para sozinho fazer e entregar pizzas na cidade. Com a ajuda da família e de amigos foi conquistando o paladar dos moradores e construindo fama na cidade. Hoje, Peterson Secco administra três pizzarias e acumula um extenso currículo de pizzaiolo e empresário.

Conhecido como uma referência quando se fala em pizza na região, no Dia da Pizza10 de julho, Secco agora participa da Olimpíada Vera Pizza Napoletana, na Itália, onde integra a equipe brasileira na competição. 

O jovem empreendedor abriu sua primeira operação em 2011, um rodízio de pizzas que tinha um diferencial inédito na região: servir fatias durante a madrugada. Apesar do turismo, a cidade oferecia (e ainda oferece) quase nenhuma opção para essa hora da noite. Assim, a The Petit conquistou um lugar de destaque no segmento e na gastronomia de Canela. Hoje a marca já tem três franquias em cidades vizinhas no formato delivery.

Com sede por conhecimento e curiosidade por novas técnicas, o empresário foi colecionando cursos e títulos em competições. Observando as tendências do setor e aproveitando  oportunidades de negócio, o empreendedorismo sempre esteve no seu DNA. 

Depois de viajar para diferentes lugares do mundo, o empresário trouxe da Itália, país que fez da pizza um dos pratos mais populares ao redor do planeta, a inspiração para seu novo negócio. 

Em 2018, Secco inaugurou a Abbiamo Fatto Pizza Napoletana, a primeira pizzaria ao estilo napoletano da região. Seguindo fielmente o passo a passo para a produção das pizzas conforme aquelas feitas em Nápoles, o empreendimento recebeu em maio deste ano a chancela oficial da AVPN – Associazione Verace Pizza Napoletana e entrou para a seleta lista de 11 pizzarias do Brasil a fazerem uma verdadeira pizza napoletana.

Para obter o título, a Abbiamo Fatto passou por uma extensa avaliação que incluía cerca de 40 itens como a origem dos insumos, quantidade de ingredientes nas receitas e temperatura do forno. 

Entre uma viagem e outra de aperfeiçoamento, no início de julho o empresário abriu sua terceira pizzaria: Donnadina. Ao lado do mais emblemático ponto turístico de Canela, a Catedral de Pedra, a pizzaria funciona em um formato “auto service”, modelo que Secco viu funcionar fora do Brasil e importou para a cidade natal. “É tudo na base da confiança, o cliente entra, escolhe sua bebida, pega o que quiser consumir e depois acerta tudo direto no caixa, sem comanda”, explica. Além do sistema diferenciado, outra novidade é que a pizzaria funciona durante todo o dia, incluindo almoço. 

O próximo passo é a abertura de uma nova casa na Estação Campos de Canella, empreendimento recém inaugurado no centro da cidade que revitalizou a antiga estação férrea e que hoje já se tornou o novo ponto de encontro de Canela com opções de gastronomia, entretenimento e lojas. Com previsão de abertura para dezembro, a “Fra Noi” irá oferecer, além de pizzas, opções de massas e pães no cardápio.

Cada vez mais qualificado

Com uma extensa lista de títulos em competições e recordes que inclui o maior tempo de pizza acrobática do Brasil, além de empresário do ramo, Peterson Secco se destaca como pizzaiolo. Na Olimpiadi della Vera Pizza Napoletana, em Nápoles, na sede da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN) ele concorre nas categorias verace pizza napoletana e gourmet. De Canela, junto com ele embarcou o pizzaiolo Marcos Roberto de Oliveira que venceu em abril a etapa brasileira da Olimpíada Vera Pizza Napoletana, realizada em São Paulo. O pizzaiolo da The Petit concorreu com outros 32 profissionais do Brasil para garantir a vaga na equipe brasileira e agora tenta o título na categoria até 35 anos para pizzarias não afiliadas. 

“A gente sabe que só de estar aqui já é muito importante, mas queremos fazer um bom resultado. Torçam por nós, mandem energia boa, mandem vibrações. Nós estamos representando o Brasil com outros brasileiros e o Rio Grande do Sul, mas acima de tudo representando Canela, nossa querida cidade, que há tanto tempo venho divulgando por onde ando mundo a fora nesse mundo da pizza”, pediu o empresário.