Canela,

22 de abril de 2024

Anuncie

Página Dois por Noeli Stopassola Soares: Dia Mundial do Rock

Compartilhe:

Dia Mundial do Rock

Começou como uma homenagem ao megaevento que aconteceu em 1985, o Live Aid. O evento contou com a participação de grandes artistas, como Paul McCartney, Elton John, Mick Jagger, Queen e David Bowie.

O Dia Mundial do Rock é comemorado em 13 de julho, mesma data que as bandas se apresentaram no Live Aid. Nesta data também ocorreu a formação do grupo Rolling Stones, em 1962.

Apesar de o nome ser “Dia Mundial do Rock”, esta data é comemorado somente no Brasil. Ela começou a ser comemorada em 1990, quando duas rádios paulistanas passaram a mencionar a data em sua programação.

Dia da Liberdade de Pensamento

No dia 14 de julho é comemorado em todo o mundo o Dia da Liberdade de Pensamento. A primeira vez em que foram definidos a liberdade e os direitos fundamentais do Homem foi por meio da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada pela Assembléia Nacional Constituinte da França em 26 de agosto de 1789.

Vale lembrar, ainda, que o dia 14 de julho remete a uma data muito importante na história, a Queda da Bastilha, que marcou o início da Revolução Francesa.

Além de ter servido de inspiração para as constituições francesas de 1848 e para a atual, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, também foi base da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948.

Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem. Nos artigos XVIII e XIX, por exemplo, estão dispostas as seguintes observações, respectivamente:

Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.

Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.

Em nossa cidade

• Começou dia 30 de junho a Temporada de Inverno de Canela. Que se estenderá até dia 04 de agosto, com diversas atrações.
• Feira de Inverno de Canela, no Centro de Feiras de Canela-RS de 05/07 a 19/07 das 11h às 21h, de 20/07 a 04/08 das 10h às 22h. Visitem!

“Está proibido abandonar seus sonhos, não importa quantas vezes caia, levante-se”.