Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

360 Graus por Francisco Rocha • Jackson Müller: Golaço de Constantino

Compartilhe:

Jackson Müller: golaço de Constantino

Ter Jackson Müller como secretário de Meio Ambiente de Canela foi um golaço de Constantino Orsolin. Müller é biólogo reconhecido no cenário estadual, mas antes de tudo, não é um burocrata, quer fazer as coisas andarem.

Vale ressaltar que antes de Müller, nos últimos quatro governos municipais, apenas Daniel Schilieper foi um profissional da área que esteve à frente do Meio Ambiente, também em uma gestão de Orsolin.

Antes disto, apenas Carlos Frozzi, nos longínquos 2001/2002. Foi no período em que Frozzi esteve na Prefeitura que Canela se tornou referência na área ambiental e que a comunidade aprendeu a separar o lixo.

Segundo dados do próprio Jackson Müller, 55% do lixo recolhido em Canela é orgânico, o qual não é aproveitado e a cidade paga para transportar e enterrar em aterro sanitário. Hoje, se recicla 5% de todo o lixo gerado em Canela, na época de Frozzi, chegou a 20%.

Agora, o novo secretário quer superar estes números. Vai precisar o apoio da comunidade, que desaprendeu a se preocupar com o meio ambiente.

Repetindo, foi um golaço de Orsolin.

Invasões

Uma das pautas mais preocupantes da área do meio ambiente são as invasões e as construções irregulares. Na manhã de ontem, uma reunião entre a Prefeitura e as forças de segurança, ficou definido que Canela seguirá nesta direção: intensificar a fiscalização, realizar ações integradas com as polícias, elaboração de legislação que impedirá invasores de participarem de programas de reassentamento e elaboração de aplicativo Canela + Segura.

Esgoto cloacal

Em fevereiro deste ano, fiz mais uma reportagem sobre a situação do esgoto cloacal em Canela. A manchete, em caixa alta, trazia as palavras CRIME AMBIENTAL, com base em uma declaração do próprio Jackson Müller, ainda consultor da Prefeitura de Canela.

Na época, Müller sugeria que estes serviços hoje operados pela Corsan deveriam ser municipalizados, pelo visto, vai começar pelo esgoto. Não há previsão para se mexer no abastecimento de água, o que é uma pena.

De qualquer sorte, temos apenas mais um ano de governo pela frente, depois de junho de 2020, é eleição, a vida volta ao normal só depois de janeiro de 2021.

Uma pena que estas ações não começaram antes.

Canela e o Caracol

Ainda sobre a intenção do Governo do Estado de retomar o Parque do Caracol, dizem, na rádio corredor, que foi mandado o seguinte recado à capital gaúcha:

A Cascata do Caracol e o parque ao seu entorno é o maior símbolo da cidade de Canela. A propriedade fica toda dentro do Município Canelense. Imaginem um decreto oficializando o Parque como Patrimônio Histórico e Ambiental de Canela, seguido de Utilidade Pública e, quem sabe, desapropriação?

Acredito que se o recado chegou aonde deveria chegar, os ânimos de quem quer tirar a administração do Parque da cidade de Canela devem se acalmar rapidinhas.

Aplicativo que “envelhece” abre brecha para uso de dados pessoais

Nos últimos dias, imagens de pessoas em versões mais velhas delas mesmas viraram a nova febre das redes sociais no país. O responsável por isso foi o aplicativo FaceApp, ferramenta para edição e aplicação de filtros a imagens, como a simulação das faces em idades mais avançadas ou em outros gêneros. Contudo, seu funcionamento e suas normas internas podem abrir espaço para abusos no uso e no compartilhamento dos dados de seus usuários.

Por meio dessas tecnologias, a sua navegação passa a ser totalmente rastreada e esse volume de informação é reunido sem que a pessoa seja identificada.

Na dúvida, melhor não arriscar!

Abre o olho com a multa

Se você dirige entre Canela e Gramado, abra o olho. Os dois equipamentos que medem a velocidade na RS 235, entre as duas cidades, são lombadas eletrônicas e não pardais, por isso, não serão desligados.

Além disso, a fiscalização está cada vez mais intensa neste trecho, com o uso do radar móvel pela Polícia Rodoviária Estadual, os famosos secadores de cabelo. Eu pessoalmente acho o uso desta tecnologia uma covardia com o motorista, mas ele é legal.

Então, se você quer evitar dor de cabeça, no bolso e pontos na CNH, respeite o limite de velocidade!

Curtinhas (igual argumento de puxa saco de político)

• Meus parabéns ao casal Luh Sander (Dona Encrenca) e Clério Sander (Fofão), pelo primeiro ano de atividades do Restaurante Dona Fullana. Aí que me refiro!

• Meus parabéns ao secretário Luiz Claúdio, o Ratinho. O homem mata a cobra e mostra a enxada!

• Quem é que vai tomar alguma atitude contra a EGR e o Daer com aquela obra da saída de Canela via Saiqui! Tchê, mas que falta de competência!