Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Prefeitura deve assumir esgoto cloacal em Canela

Compartilhe:

Segundo o novo secretário de Meio Ambiente, Jackson Müller, diversas demandas serão enfrentadas

É na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana que se concentram os problemas mais sérios da cidade de Canela. Entre eles, o recolhimento de lixo, o saneamento básico e as invasões e construções irregulares.

Nomeado recentemente, o secretário Jackson Müller recebeu a reportagem da Folha para falar sobre estes temas. Müller é biólogo e tem larga experiência na área ambiente, inclusive com passagens pela Corsan, e, em Canela, vinha prestando consultoria desde 2017 para melhorar o fluxo de licenciamento ambiental, conhecendo, portanto, a realidade do Município.

Canela não vem cuidando de sua principal riqueza, o meio ambiente, a natureza, e para retomar estas ações nas quais a cidade já foi referência, iremos fazer um trabalho forte e precisaremos da colaboração da comunidade”, explica Müller.

Foto: Francisco Rocha – Jackson Müller

Esgoto Cloacal deve ser municipalizado

Classificado como um problema crônico e urgente, o tratamento do esgoto cloacal e ampliação da rede coletora é o tema que será enfrentado primeiramente pela SMAUMU. Müller afirma que a Prefeitura já vem realizando estudos e levantamentos no sentido de retomar este serviço, atualmente concedido para a Corsan.

O que vem acontecendo em Canela é um crime ambiental continuado, cometido pela Corsan, sem interferência do Município”, afirma Jackson. “Estamos levantando o quanto estas estações de tratamento de Canela estão poluindo e pensando de que maneira iremos fazer este serviço funcionar, não é possível que uma cidade como Canela continue jogando esgoto puro em seus arroios”.

Fotos: Francisco Rocha/Arquivo Folha – Um laudo técnico encomendado pela Prefeitura em 2017 mostra aquilo que a reportagem da Folha vem alertando desde 2015, que as estações de tratamento de esgoto operadas pela Corsan poluem os cursos d’água, pois não tratam o esgoto, sendo meras caixas de passagem

Controle rígido das áreas invadidas

Um segundo tema que ganha relevância é a invasão de áreas verdes e construções irregiulares. Segundo Müller, a Prefeitura já trabalha para levar água potável ao loteamento Edgar Haack, projeto que servirá de piloto para outras áreas.

Não é possível que em Canela, em pleno 2019, as pessoas ainda bebam água poluída, isso não é humano. Vamos implantar um projeto de abastecimento destas comunidades, porém, ao mesmo tempo seremos rígidos com novas invasões. Não podemos permitir novas invasões na cidade”, diz o secretário, afirmando que com o crescimento das construções irregulares crescem os problemas de saúde pública, além do crime de parcelamento irregular do solo e a violência no Município.

Na manhã de ontem (18) aconteceu uma reunião no gabinete do Prefeito, com a presença do Ministério Público, Polícia Civil e Brigada Militar, para traçar ações de combate às invasões e solução para as áreas já impactadas.

Em Canela, são pelo menos oito pontos críticos, como o Miroti, Pedreira, Lixão, e Vila Dante.

Foto: Reprodução – Área do antigo lixão da Santa Marta com mais de 25 construções irregulares

Coleta de lixo

A coleta dos resíduos sólidos urbanos é outro tema tratado com urgência, segundo Jackson. A ideia é, o mais breve possível, colocar uma licitação na rua dividindo o serviço em quatro etapas, uma concorrência para cada.

Uma empresa deve fazer apenas o serviço de coleta. “Precisamos oferecer um serviço decente para a comunidade, um recolhimento que cumpra o roteiro e horários estabelecidos, feito com capricho, o que não temos hoje”, afirma.

O segundo edital vai abranger o processamento, passando por triagem e destinação. Um terceiro deve se ater ao lixo orgânico e verde e, finalmente, um quarto, para o transporte até o aterro licenciado.

Com este formato, acreditamos que possamos economizar até R$ 12 mil por mês e ainda oferecer um serviço de qualidade para a comunidade. Canela já foi referência nesta área e vamos voltar a ser. Precisamos reativar a educação ambienta e a comunidade precisa reaprender a separar o seu lixo”, finaliza o secretário.

Foto: Reprodução – Separação e reciclagem do lixo devem ser aprimoradas com edital a ser lançado em breve