Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Iniciam ações para criação de 550 novas vagas na educação infantil municipal

Compartilhe:

Construção da Tio Beto, criação da Lucimara Basei e ampliação da Tia Ítala foram anunciadas nesta semana

A Prefeitura de Canela acaba de anunciar três ações que, em um curto período de tempo devem propiciar 550 novas vagas na educação infantil, principalmente nos primeiros anos, onde a demanda é maior. Duas delas, foram detalhadas em entrevista coletiva com o prefeito Constantino, na última quarta (23), sendo o início do processo de construção da nova Tio Beto, no bairro Canelinha, e a criação da escola terceirizada Lucimara Basei, atrás do posto de Saúde do bairro São Lucas.

A terceira ação, a ampliação da Tia Ítala, na Rua Dom Pedro II, centro, com direito à piscina na escola, foi confirmada pelo secretário de Educação, Gilberto Tegner, com exclusividade para a Folha de Canela.

Tia Ítala está sendo ampliada

Tia Ítala – escola com piscina

A Escola Municipal de Educação Infantil Ítala Reis, a Tia Ítala, está recebendo uma ampliação que vai possibilitar mais 50 vagas no educandário. Segundo Gilberto Tegner, a casa que sedia a escola foi reformada, com abertura de duas novas salas, na Rua Dom Pedro II, esquina com Borges de Medeiros, no centro da cidade. A casa ao lado também foi alugada para ampliação de vagas, possuindo, inclusive, uma piscina que será mantida para atividade com os alunos.

Tia Ítala está sendo ampliada
Fotos: Filipe Rocha

A obra segue em ritmo acelerado e até o final de agosto os novos alunos poderão ser recebidos.

Casa ao lado foi locada e está sendo adaptada para educação infantil

Lucimara Basei, nova escola terceirizada

Em um acerto entre a Prefeitura e a Associação Educacional Cidade das Flores, será criada a escola Lucimara Basei, na Rua Adalberto Wortmann, 66, no bairro São Lucas, atrás do posto de saúde do Canelinha.

A escola será instalada no prédio onde funciona os Móveis e Esquadrias Fogaça, pois a empresa está se transferindo para a Rua Salgado Filho, 210, no bairro São Rafael, onde deve manter as usa atividades com a mesma qualidade.

A nova escola recebe o nome de Lucimara Basei, seguindo o critério utilizado pela Secretaria Municipal de Educação de homenagear professores nos nomes de escolas. Serão oferecidas 197 vagas, já autorizadas em licitação realizada no início de 2018, podendo alcançar 250 crianças se licitadas novas vagas terceirizadas posteriormente.

Nova Tio Beto

Promessa de campanha de Constantino Orsolin, a construção de uma nova escola infantil Tio beto começa a sair do papel. Na última sexta (26), foi lançado o edital de permuta de dois lotes na quadra do Hospital de Canela pela construção da nova escola.

Os terrenos em questão tem frente para a Rua Teixeira Soares, estando localizados entre o posto de saúde e as capelas mortuárias. Eles medem 3.600m² e foram avaliados em R$ 3,5 milhões. O edital prevê que o empreendedor interessado deve construir e entregar pronta a nova escola infantil, na Rua Homero Pacheco, onde ficava localizada a antiga Tio Beto, para depois tomar posse dos imóveis no centro.

Estes dois terrenos foram adquiridos com verba da Secretaria Municipal de Educação, na época para injetar recursos financeiros no Hospital de Canela. Por este motivo, o uso dos mesmos só pode ser em educação e a escolha da Prefeitura foi investir em uma nova escola infantil municipal no bairro Canelinha, a Tio Beto, que teve seu antigo prédio demolido.

Nesta nova escola, estão previstas 250 vagas.

Área da Escola Tio Beto, na Rua Homero Pacheco
Foto: Arte sobre Google Maps