Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Hepatite Zero: Rotary Club de Canela Inspiração realizará campanha com testes gratuitos

Compartilhe:

Instituições, em todo o Brasil, realizam mutirões que incentivam o diagnóstico da Hepatite C.

Em Canela, o Rotary Club de Canela Inspiração e Secretaria Municipal de Saúde são responsáveis pela campanha contra a doença, junto com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite. O teste é gratuito e poderá ser feito no dia 03 de agosto, das 10h às 17h, no Largo Benito Urbani, ao lado da Estação Campos Canella, localizada no Centro de Canela.

O Rotaract, o Interact, o Rotary Kids, a Alternativa Incorporadora, Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e a ACM, também apoiam o projeto.

O atendimento é rápido e cada pessoa leva de 5 a 10 minutos para realizar o exame, e, é direcionado para homens e mulheres com mais de 40 anos. Se detectar uma suspeita, o paciente será encaminhado para fazer um acompanhamento e tratamento posterior da hepatite.

10.000 estádios de futebol, o número de infectados

No mundo, há mais de 400 milhões de pessoas que carregam os vírus das Hepatites B e C e, absurdamente, apenas 5% dos casos estão diagnosticados. A Hepatite C mata duas vezes mais do que a AIDS. Somente nos EUA, em 2018, a Hepatite C matou mais do que todas as doenças infecciosas juntas. Mas, se descoberta e tratada a tempo, ela tem cura.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais estão entre os maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS. É importante detectar se o paciente está infectado com Hepatite C, porque é uma doença que praticamente não apresenta sintomas no começo e por isso é conhecida como “Assassina Silenciosa”.

Muitos se contaminam sem saber como, na depilação, ao fazer unhas, tatuagem, também utilizando

agulhas, drogas e ainda em relação sexual. Depois de alguns anos que vai ver e já está complicado. O ideal é prevenir e tomar cuidados no início, pois fica mais fácil o tratamento. Não existe vacina para a hepatite C só para a B.

Um projeto brasileiro, para o mundo

A iniciativa do “Hepatitis Zero Project” partiu de um sonho de um brasileiro, Humberto Silva – sobrevivente do vírus, que venceu a doença após carregá-la por 38 anos, sem nunca desconfiar. Ele fez um voto a Deus que trabalharia sem nada receber, até o fim de suas forças para mudar a situação no mundo e hoje, junto ao Rotary Internacional, mobiliza ações para erradicar a doença em mais de 200 países.

Fotos: Reprodução