Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Canela e o Ronco do Bugio

Compartilhe:

Nesta semana, São Chico abriu inscrições para a 28ª edição do Ronco do Bugio, festival que ocorre na cidade desde 1986. É bem verdade que em alguns anos o festival não foi realizado, mas a cidade serrana leva adianta a missão de manter um festival, coisa bem difícil nestes tempos de cortes de verbas para eventos e falta de patrocínios.

O Ronco é um festival especial, pois exalta o ritmo nascido em São Chico (não ligo pras teorias da conspiração que dizem o contrário). É o único do Rio Grande do Sul onde só podem participar concorrentes que executem o mesmo ritmo musical, ou seja, o bugio.

Música canelense no Ronco

E para quem não sabe, Canela tem uma forte ligação com o festival serrano.

Na primeira edição, em 1986, uma música canelense ficou em 2º lugar, atrás apenas de “Levanta Bugio”, interpretada por Leonardo e Os Serranos.

Trata-se de Pinheiro Gringo, com letra de Eriam Fogaça e música de Laerte Fortes, ambos falecidos, infelizmente. A canção foi interpretada por Fátima Gimenez, que foi escolhida como melhor intérprete. Acompanhando a famosa cantora, o grupo Tempero, que tinha os canelenses João Batista, na gaita, Laerte Fortes, no violão, e Paulo Korndorfer no contrabaixo.

A letra fala da invasão do tal “pinus” nos campos de cima da serra. Escute ou baixe ela no final desta postagem.

Canela poderia ter recebido o Ronco do Bugio

O gaiteiro Edson Dutra, de “Os Serranos”, queria realizar o evento em sua cidade, Bom Jesus, obteve resposta negativa, pois lá já havia um festival, o Acordo, então, tentou São Francisco de Paula. Recebeu uma negativa.

“Ofereci a ideia do festival para o prefeito de São Francisco, Luiz Antônio Salvador, que disse não ter verba. Fui a Canela, fiz a mesma proposta e recebi a mesma resposta. Voltei chateado para Porto Alegre. No outro dia, tinha um carro da prefeitura de São Chico para me levar de volta à cidade. O prefeito ficou sabendo que estive em Canela, se arrependeu e abraçou o festival”, relatou Edson Dutra, ao Jornal Pioneiro em 2015.

Azar de Canela e sorte de São Chico. Mas afinal, tudo certo, pois nossos vizinhos serranos vem realizando o Ronco do Bugio desde então.

Escute a versão original de Pinheiro Gringo

Escute a versão gravada por Laerte Fortes