Canela,

12 de dezembro de 2024

Anuncie

A duas semanas para o início do 47º Festival de Cinema de Gramado a cidade começa a se transformar

Compartilhe:

45º Festival de Cinema de Gramado 2017 - 17/08/2017 Decoração do Tapete Vermelho na Rua Coberta - Troféu Kikito - Crédito Diego Vara / Pressphoto

O evento inicia sexta-feira (16) e segue até o sábado (24). 

A duas semanas para o início do 47º Festival de Cinema de Gramado, a organização e a montagem do evento estão a pleno  vapor. A cidade se prepara para receber um público de aproximadamente duas mil pessoas, entre elencos, equipes técnicas e turistas. O presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, avalia o andamento da organização como um sucesso. “Mesmo sendo um ano difícil e incerto, já temos garantida a captação do Festival. Superamos as adversidades e chegamos firmes aos 47 anos, com tudo organizado, e  orçamento de cerca de R$ 4 milhões, similar ao do ano passado, incluindo recursos captados através das Leis Rouanet e LIC – Federal e Estadual – de incentivo à cultura, verbas diretas de patrocinadores e do aporte de recursos diretos da Gramadotur”, salienta. Este ano mais uma marca reconhecida nacionalmente aposta na cultura e se soma aos tradicionais patrocinadores do Festival de Cinema de Gramado. A Stone (máquina para cartão de débito e crédito) passa a figurar ao lado de patrocinadores clássicos como Stella Artois, Gramado Parks e Banrisul, além dos diversos apoiadores do evento. A diretora de eventos da Gramadotur, Iara Sartori, está empolgada com o andamento e afirma que este será um dos Festivais mais bonitos dos últimos anos. Segundo Diego Scariot, gerente de eventos da Gramadotur, em torno de 300 pessoas trabalham, direta e indiretamente, para que o Festival aconteça com a qualidade e o cuidado que o evento e o público merecem.  

A paisagem da cidade serrana começou a mudar. A montagem da Rua Coberta já iniciou e o palco do cinema começará a ganhar forma no próximo domingo, 04. O projeto cenográfico é da arquiteta Daniela Corso, da agência Nowhere, em parceria com a arquiteta Kelen Tomazelli, da Pop Studio. Kelen conta que já desde a edição passada a ideia é focar nos 50 anos do Festival, que se aproxima. Os escritórios são responsáveis pela ambientação da Rua Coberta, da fachada do Palácio dos Festivais e do palco de premiações do cinema. A fachada contará com dois telões de led, que irão transmitir imagens do interior do cinema, vinhetas, chamadas e informações durante o dia e a noite, assim como os dois painéis de led indoor e os dezesseis monitores de 75 polegadas posicionados ao longo da Rua Coberta, novidades desta edição. “Queremos, cada vez mais promover a integração do público com o que acontece dentro do cinema, que as pessoas cheguem na frente do Palácio dos Festivais e se apaixonem ainda mais por ele”, comenta Kelen. 

As novidades não param. A mostra de longas-metragens gaúchos passa a ser competitiva, indo ao encontro de um desejo antigo da categoria do Estado.  

A vocação para receber bem, marca registrada de Gramado, é reforçada em mais uma edição do Receba uma Estrela, que chega ao terceiro ano. O projeto reúne os melhores hotéis e restaurantes da cidade, que gentil e gratuitamente se engajam para receber convidados especiais do Festival.