Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

10° Sabores de Canela apresenta conceito que une gastronomia e sustentabilidade

Compartilhe:

O conceito do 10° Sabores de Canela foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 9, no Grande Hotel Canela. Realizado pela Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC) e Touche Cultural, o roteiro gastronômico será realizado de 1 a 30 de setembro.

Em 2019, o eixo básico do evento será alicerçado nos pilares de gastronomia e sustentabilidade. Com um formato que apresenta conteúdos através de experimentação de sabores, oficinas, instalações interativas e música, o evento se propõe a ser um centro para o encontro de pessoas e iniciativas, e para a reflexão sobre como uma maior consciência ecológica e como ela manifesta em Canela. “Queremos convidar as pessoas a ampliarem suas visões sobre a alimentação e entender a importância de valorizar aquilo que é produzido perto de suas casas. É o momento de compreender a origem dos alimentos e a cadeia que está por trás das escolhas do dia a dia. E, principalmente, valorizar ingredientes e receitas de Canela e da região”, destaca Lucas Dias, diretor de Comunicação da ACIC

LIXO ZERO

Além do roteiro nos restaurantes e pousadas participantes, o Sabores de Canela promove o Petit Sabores, que ocorre de 28 a 30 de setembro e terá uma programação alinhada com a temática sustentável: ser um espaço de lixo zero. Não serão usados itens descartáveis e todo resíduo produzido no evento passará por um processo de triagem.

No Petit Sabores, os estabelecimentos levarão seus pratos para a praça João Corrêa. Também estão programadas ações no Largo Benito Urbani, que contará com o lounge do Meio Ambiente, e no Espaço do Artesão ao lado da Casa de Pedra. Outra novidade é o concurso Receita de Família. Os artesãos canelenses também serão desafiados a criar peças que remetam ao conceito do evento. O trabalho mais original será premiado no final de semana de encerramento.

PAIXÃO NATURAL  

O evento busca movimentar o setor gastronômico, reforçar o posicionamento sustentável de “Canela Paixão Natural” e valorizar os produtos locais: restaurantes que criativamente desenvolvem pratos, hotéis e pousadas, agricultores que trarão os ingredientes de origem das receitas e os artesãos.

Para marcar os 10 anos, o Sabores passa a valorizar mais o que é produzido em Canela do que propriamente a especiaria canela. Os estabelecimentos participantes serão desafiados a criar pratos com um ingrediente produzido por agricultores da região.

O coordenador do Sabores de Canela, Gino Bazzan, observa que a nova roupagem coincide com os 10 anos do evento. “O evento será totalmente sustentável e queremos que seja um dos maiores já realizados. Além da revitalização do conceito, vamos lançar o livro do Sabores, que vai reunir todas as receitas preparadas ao longo da história do evento. Teremos muitas novidades”, diz Bazzan.

Conforme o presidente da ACIC, Ronaldo de Paula, a concepção do Sabores foi alicerçada na sustentabilidade. “Queríamos fazer algo diferente e optamos por inovar trazendo a questão da sustentabilidade”, afirma.

O prefeito Constantino Orsolin acredita que o novo mote sustentável do Sabores trará reflexos imensuráveis para Canela. “É uma revolução! Eu realmente me emocionei. É uma proposta nova, conquistadora e bem dentro do que o mundo procura hoje”, afirma.

FOTO – Cleiton Thiele