Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Dia do Patrimônio Cultural é comemorado com vasta programação em Gramado

Compartilhe:

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul decretou o dia 17 de agosto como o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Nesta data, Estados e Municípios desenvolvem ações de valorização do seu patrimônio cultural. 

Em Gramado, haverá uma vasta programação organizada pela Secretaria da Cultura, que contará com uma caminhada cultural, saindo do Espaço Cultural (Museu do Trem), até o Rabicho situado na Viação Férrea. No local, também ocorrerão apresentações culturais e roda de chimarrão. Toda atividade será realizada em parceria com o Movimento Pró-Várzea Grande. 

No sábado (17) e no domingo (18), o Museu do Trem e o Museu Hugo Daros estarão com o projeto “Museu de portas abertas”, no horário das 10h às 16h. Nos mesmos dias, o Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen, estará com o projeto “De Portas Abertas”, também das 10h às 16h. 

A programação continua no Museu do Festival de Cinema de Gramado, no sábado (17) às 15h, com um “Abraço ao Patrimônio Cultural”. O museu estará com o projeto “Museu Aberto”, das 12h às 20h, com entrada gratuita para credenciados do 47º Festival de Cinema de Gramado. 

INICIATIVA 
A iniciativa do Dia Estadual do Patrimônio Cultural se deu em homenagem ao nascimento do escritor e jornalista, Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão criado para valorizar, promover e preservar o patrimônio cultural brasileiro. 

Confira a programação completa abaixo:

Sábado – Dia 17:
Caminhada Cultural às 9h
Museu de Portas Abertas: 09h às 16h
Espaço Cultural Estação Férrea Várzea Grande (Museu do Trem)

Domingo – Dia 18:
Museu de Portas Abertas: 10h às 16h
Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen

Sábado e Domingo – Dias 17 e 18:
Centro de Cultura de Portas Abertas: 10h às 16h
Museu Municipal Professor Hugo Daros: 10 às 16h 

Sábado e Domingo – Dias 17 e 18:
Museu de Portas Abertas: 10h às 16h
Museu do Festival de Cinema de Gramado

Sábado e Domingo – Dias 17 e 18:
Abraço ao Patrimônio Cultural: 15h 

Sábado e Domingo – Dias 17 e 18:
Museu Aberto: 12h às 20h