Início Nova Petrópolis Nova Petrópolis celebra irmandade com Emmelshausen da Alemanha

Nova Petrópolis celebra irmandade com Emmelshausen da Alemanha

Continua depois da publicidade

Lei que declara cidades coirmãs foi assinada dia 7 de agosto pelo prefeito Municipal

A irmandade entre Nova Petrópolis e a cidade alemã Emmelshausen foi confirmada no dia 7 de agosto de 2019, com a assinatura da Lei nº 4.829/2019. O prefeito Regis Luiz Hahn assinou o documento que declara o município situado na Região do Hunsrück, no estado alemão de Rheinland-Pfalz, como coirmã da cidade Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo. A assinatura oficial do termo de irmandade entre as cidades será realizada no dia 9 de novembro, durante a visita da comitiva de Emmelshausen a Nova Petrópolis.

O pedido de irmandade foi encaminhado em 2016 pela prefeita de Emmelshausen, Andrea Mallmann. A cidade divide com Nova Petrópolis diversas particularidades, além de estar localizada na região de onde saíram diversas levas de imigrantes que vieram para o Rio Grande do Sul. Relevo, cultura com ênfase em expressões de folclore e canto coral, a linguagem falada do dialeto alemão, a preservação do meio ambiente, o fomento do cooperativismo, arquitetura, entre outros, são algumas das características semelhantes entre as cidades coirmãs.

 “Além de nos unirmos a uma cidade que valoriza e preserva os mesmos princípios que Nova Petrópolis, essa irmandade é importante para realização de acordos, facilitar novos investimentos e promover intercâmbios culturais”, enfatiza o prefeito Municipal, Regis Luiz Hahn. Nova Petrópolis também é coirmã de Jablonec nad Nisou, na República Tcheca; Sunchales, na Argentina, e de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O Município ainda está em tratativas para formalizar a irmandade com Sinop, de Mato Grosso, e com Füssen, da Alemanha.

Foto: Marcelo Moura/Arquivo | Comunicação PMNP / Internet