Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Campos de Cima da Serra em chamas. Queimadas irregulares causam dano ao meio ambiente

Compartilhe:

Barragem do Salto

Prática comum nos Campos de Cima da Serra, as queimadas foram assunto no noticiário nacional, nesta semana. Apesar de o Rio Grande do Sul estar em uma faixa intermediária em relação aos números de queimadas no Brasil, a Região vem sofrendo com a prática irregular.

Isso é o que mostra uma fiscalização realizada em Canela, na divisa com São Francisco de Paula. A ação, realizada para verificar a expansão de lavouras junto aos mananciais e a possível presença de agrotóxico nas águas do Santa Cruz, acabou flagrando diversas queimadas nos Campos de Cima da Serra.

A queimada, além de causar a perda da biodiversidade, colabora para o transporte desses materiais para recursos hídricos. Neste caso, o Rio Santa Cruz.

O secretário Municipal de Meio Ambiente de Canela, Jackson Müller, propõe uma discussão conjunta entre os municípios da região, Ministério Público e Patram, para coibir esta prática, quando for irregular. Müller informou que a fiscalização ambiental de Canela está atuando nas queimadas irregulares na área do Município.

Área de queimada irregular em Canela

Fotos: Reprodução