Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Caxias do Sul está oficialmente na Região das Hortênsias

Compartilhe:

Foto: Reprodução

Cidade obteve vitória na Justiça derrubando proibição de sair da Região da Uva e Vinho

Depois de muita polêmica, o Ministério do Turismo divulgou o novo Mapa do Turismo Brasileiro e Caxias do Sul agora integra a Região das Hortênsias. O mapa é atualizado a cada dois anos, portanto este é válido até 2021.

A alteração é fruto de uma solicitação do prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, para sair da Região da Uva e do Vinha e fazer parte da Região das Hortênsias. Em junho, a proposta foi apresentada aos representantes dos municípios integrantes da Região das Hortênsias e foi aprovado, com exceção da cidade de Gramado, único voto contrário.

A secretária do Turismo de Caxias do Sul, Renato Carraro, já havia defendido a alteração no plenário da Câmara de Vereadores, no dia 20 de agosto. Para a titular da pasta, Caxias está mais próxima geograficamente das cidades que participam a Região das Hortênsias e a construção do Aeroporto de Vila Oliva iria permitir uma maior integração entre as cidades.

Polêmica

Uma liminar expedida pelo juiz João Pedro Cavalli Júnior, do Juizado Especial da Fazenda Pública, impediu a mudança de região turística. No texto, ele alegou que Caxias do Sul tem uma relação história com a uva e o vinho e também que tal alteração deveria ser amplamente debatida, o que, em sua concepção, não ocorreu.

Com a liminar, o município perdeu o prazo para a mudança e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado (Sedetur) enviou ao Ministério do Turismo a documentação mantendo Caxias na Região Uva e Vinho.

Porém, a procuradoria do município reverteu o efeito suspensivo e, portanto, a Sedetur encaminhou nova documentação, desta vez com Caxias na Região da Hortênsias.