Canela,

20 de abril de 2024

Anuncie

Uma semana dedicada a discussão da acessibilidade e inclusão

Compartilhe:

De 21 a 28 de agosto, Canela realizada a 1ª Semana de Acessibilidade e Inclusão, que tem como tema “A prática da empatia pela pessoa com deficiência”, envolvendo palestras, apresentações e demonstrações.

No sábado (24), as diretoras Evelise Kerkowe e Liza Cenci , da ONG Caminhadores RS, apresentaram o trabalho realizado pela entidade. O bate papo aconteceu no Parque do Sesi, local escolhido para receber os convidados pela excelente acessibilidade. A ONG também promoveu oficinas no Par que do Lago e no Parque do Caracol, onde as pessoas com deficiência utilizaram o skate acessível e passearam na cadeira de trilha e trenzinho acessível.

No domingo (25), na Praça João Corrêa, aconteceu o show Vencendo Limites, com a Banda Muitos Outros, do Instituto Acessibilizar, de Porto Alegre. A banda formada por músicas com deficiência apresentou alguns clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) e clássicos internacionais da cantora Adele.

“Discutir acessibilidade e inclusão social é necessário todos os dias. Com uma semana de atividades voltadas ao tema, pretendemos realizar uma reflexão junto à população sobre as necessidades e os direitos das pessoas deficiência”, destacam os organizadores.

Nos estacionamentos de diversas ruas da cidade, uma ação de conscientização dos motoristas está sendo realizada: em vez dos carros, cadeiras de rodas ocupam as vagas. A iniciativa representa a inversão que acontece todos os dias com vagas direcionadas a deficientes, idosos, gestantes.

A ação tem como objetivo estimular a reflexão sobre a dignidade das pessoas com deficiência. “Nosso propósito é fazer com que os motoristas respeitem as vagas dos deficientes e percebam a verdadeira importância dos direitos e dos espaços pensados para os PCD’s”, destacam Larri Rotmann e Jonas Ludwig, da ACPDF – Associação Canelense de Pessoas com Deficiência Física.

A Semana de Acessibilidade e Inclusão de Canela é uma promoção da Prefeitura de Canela, apoio institucional da UCS – Campus Hortênsias, além do apoio das empresas Sesi, Água Mineral das Hortênsias, Dauper, Churrascaria Espelho Gaúcho, Klein Ville Hotéis, Alpen Park, Redemac e da agência ColetivoYes.

Programação

27 de agosto, terça-feira

Horário: 8h30min

Conversando sobre Acessibilidade e Inclusão

Palestrante: Associação Canelense de Pessoas com Deficiência Física (ACPDF) de Canela

Local: EMEF Santa Terezinha

Horário: 14h

Acessibilidade na unidades da FIERGS-SESI-SENAI: Um case de Sucesso

Palestrante: Me. Tiago Bitelo da Silva e Rotechild Prestes

Local: Câmara de Vereadores de Canela

28 de agosto, quarta-feira

Horário: 14h

Desfile de encerramento do evento com a presença da Banda Marcial Rodolfo Shlieper.

Local: da Igreja Matriz até a Praça Central de Canela

Fotos: Divulgação