Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Secretarias de Educação e Saúde alertam pais de estudantes da rede municipal sobre a doença mão-pé-boca

Compartilhe:

Na tarde de terça-feira (27), os secretários Gilberto Tegner e Vilmar Santos, respectivamente de Educação, Esporte e Lazer e de Saúde, e a enfermeira Carla Dias Pinto estiveram em uma reunião de trabalho devido à ocorrência de surtos da doença mão-pé-boca em escolas municipais. Os secretários solicitam que os pais de estudantes da rede municipal de ensino estejam atentos aos sinais da doença mão-pé-boca em seus filhos.

A doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa que tem como sintomas febre alta, aparecimento de manchas vermelhas na boca, amídalas e faringe e erupção de pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

De origem viral (Coxsackievirus), é mais comum em crianças até 5 anos, embora possa afetar adultos.

A enfermeira Carla Dias Pinto esclarece que ainda não existe vacina contra o vírus que transmite a doença. Por isso, é importante adotar outras medidas como: limpar e desinfetar superfícies tocadas com frequência e itens sujos; evitar contato próximo (como beijar, abraçar ou compartilhar utensílios ou xícaras com pacientes).

Como a transmissão acontece pelo contato direto com outras crianças contaminadas com o vírus, o ambiente escolar torna-se propício para a proliferação da doença. Os pais que notarem os sintomas devem levar os filhos até a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

“Não há necessidade de fazer alarme ou criar pânico entre a população, pois adotamos as medidas necessárias para conter um possível surto. Os profissionais da saúde e da educação estão orientados a atender e encaminhar corretamente as crianças que apresentarem os sintomas, e as crianças estão sendo orientadas a se prevenir com medidas simples como lavar sempre as mãos”, assegura o secretário de Saúde Vilmar Santos.

Foto: Eduardo Idalino