Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Saúde lança ação para vacinar trabalhadores do turismo contra o sarampo

Compartilhe:

Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de Canela lança este mês uma ação para vacinar trabalhadores do setor turístico contra o sarampo. Ela acontecerá em dois sábados: nos dias 14 e 28 de setembro, nas unidades básicas de saúde dos bairros Canelinha e Leodoro de Azevedo, além do Centro Materno. A UBS Santa Marta não entrará no cronograma devido a obras realizadas no local.

Mesmo com a ação concentrada aos sábados, é possível se vacinar durante a semana (confira horários abaixo). Todas as pessoas serão avaliadas por uma equipe de enfermagem antes de realizar a vacinação.

O Brasil tem registrado surto em 11 estados. Como o pessoal do trade tem contato com visitantes, queremos nos prevenir”, diz o secretário Vilmar Santos. Por isso, a chamada “Ação da Tríplice Viral – Sarampo + Rubéola + Caxumba” é voltada somente à população atuante em serviços de turismo, como hotéis, restaurantes, de transporte, entre outros, incluindo colaboradores de todos os setores, como recepção e serviços-gerais. O foco são as pessoas entre 15 e 49 anos de idade.

Estamos organizando esta ação a fim de impedir que o sarampo se desenvolva na nossa região, e vamos alcançar esse objetivo com a vacinação. É para evitar complicações futuras”, alerta a enfermeira responsável da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Canela, Magali Dell Valle Cavinato. Segundo ela, a região é um atrativo para os visitantes, muitos dos quais vêm dos estados onde há surto de sarampo.

Os trabalhadores do turismo mantêm contato em hotéis e restaurantes, a vacinação é fundamental. Como o sarampo pode ser transmitido num simples espirro ou contato com gotículas de saliva em uma simples conversa entre recepcionista e cliente ou um aperto de mão, a vacinação torna-se fundamental.

Parques, hotéis e pousadas; restaurantes; agências de turismo; empresas de transporte urbano; vinícolas e cachaçarias devem encaminhar seus funcionários para vacinação nos dias 14 e 28 de setembro. Não é preciso ter receio em fazer a vacina.

Sintomas:

Febre acima de 38,5º; Manchas vermelhas; Conjuntivite; Dor de cabeça; Tosse; Coriza; Manchas brancas na boca.

Quando:

14 e 28 de setembro de 2019

Horário: 8h ao meio-dia e das 13h às 16h

Público-alvo: somente trabalhadores do setor turístico, de 15 a 49 anos de idade

Onde: nas UBS Leodoro de Azevedo, Canelinha e Centro Materno

Durante a semana:

Centro Materno Infantil; UBS Santa Marta e São Luiz – às terças-feiras

UBS Canelinha e Leodoro de Azevedo – às quintas-feiras