Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Moacir Cardoso é o Guardião da Chama Crioula de Canela

Compartilhe:

Moacir e Gilnei

A Ronda Crioula iniciou no último dia 7 e segue até sexta-feira, dia 13, no Parque de Rodeios Saiqui, integrando a comunidade tradicionalista de Canela e recebendo convidados ilustres.

O prefeito municipal Constantino Orsolin e o patrão do CTG Querência Gilnei do Nascimento retiraram uma centelha do Fogo da Pátria, no último dia 7 de setembro, em solenidade em frente a Prefeitura Municipal. De lá, um grupo de cavalarianos seguiram ao Parque de Rodeios Saiqui, onde ocorreu a abertura oficial da Ronda Crioula, que neste ano tem como guardião, o tradicionalista, Moacir Cardoso.

O Deputado Federal Lucas Redecker prestigiou o evento, bem como o vice-prefeito de Canela Gilberto Cezar. Ambos, em seus discursos, enalteceram a importância de mantermos vivas as tradições e incentivar as crianças a conhecerem e viverem nosso tradicionalismo. O homenageado Moacir Cardoso, agradeceu e falou a respeito da importância desta homenagem, sempre enfatizando que nada se faz sozinho, citando várias pessoas que fazem parte de sua história, afirmando que “ser escolhido Guardião da Chama Crioula da Ronda, em Canela, para mim está sendo um momento marcante na vida, e que ficará registrado na minha memória para sempre. Falo e repito, que estou compartilhando essa homenagem, com os meus amigos e amigas que estiveram ao meu lado na minha trajetória tradicionalista”.

O patrão do Querência Gilnei do Nascimento, comenta que “a entidade e sua patronagem se sentem com forças renovadas em função do convívio de aprendizado que tem sido esta Ronda, tendo o Moacir como Guardião”.

Na noite de terça-feira (10), o Patrono da Semana Farroupilha 2019 do Rio Grande do Sul César Oliveira, esteve prestigiando a Ronda Crioula de Canela e o guardião Moacir, seu amigo pessoal.

Do dia 7 a 12, piquetes de laçadores da cidade servem jantares de boia campeira e ocorre tertúlia com a participação de músicos canelenses e público presente.

Na noite do dia 12, será revelado a Guardiã da Chama Crioula 2020, Santina de Oliveira, matriarca da família que tanto faz pelo CTG Querência. O traslado da Chama, do Parque de Rodeios para o Centro de Eventos onde ocorrerá a Semana Farroupilha será às 18h30, no dia 13.

Fazendo parte dos festejos farroupilha, o CTG Querência promove, no Parque de Rodeios Saiqui,  fandango com Os Tiramos, na noite de 13; Torneio Farroupilha, com provas campeiras, dias 14 e 15; e torneio de truco e 66, dia 15; e mais um fandango, na noite de 20, com Volnei Gomes e grupo Cantando o Rio Grande.

No dia 20, data magna para o povo gaúcho, o CTG Querência coordena uma Missa Farroupilha, às 10h, na Igreja Matriz e Desfile Farroupilha, saindo às 14h, do Parque de Rodeios, passando pelo centro da cidade.