Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Canelense se destaca em prova de rédeas de Cavalo Crioulo

Compartilhe:

Foto: Divulgação - Marcel, montando Jagar, Crioulo da Cabanha Reservada

Marcel Ferraz ficou em quinto lugar em competição nacional

Semana Farroupilha não é a mesma sem cavalo Crioulo e a Folha de Canela traz um pouco sobre uma nova modalidade de habilidade no lombo destes animais, no qual Marcel Ferraz, nascido em Gramado e criado em Canela, tem se destacado.

A competição possui duas classificatórias para a disputa Nacional, uma é realizada no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina. Atualmente o Movimiento a La Rienda é mais tradicional nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Ferraz disputou a final nacional, ontem (12), em evento no Parque Assis Brasil, em Esteio, conquistando a quinta colocação de sua categoria, a Amador A, entre 15 competidores. Atualmente, ocupa a 9ª posição no ranking nacional.

O que é a competição

Criado no Chile há mais de 70 anos e popularizado na Argentina há mais de 40, o Movimiento a La Rienda chegou ao Brasil somente em 2010 quando foi disputada a primeira prova Nacional na Expointer, em Esteio. Hoje, é a principal prova de adestramento do cavalo Crioulo do Chile e da Argentina. No Brasil tem servido como passo inicial e teste para ginetes profissionais e equinos para futura participação no Freio de Ouro.  Esta disputa é baseada na doma clássica espanhola e testa a habilidade do ginete, além da versatilidade do animal da raça Crioula.
Semelhante ao Freio de Ouro, o Movimiento a La Rienda consiste na realização de oito movimentos: andaduras, esbarrada, troia, oito, volapié, giro de patas, desmontar e montar e recuo. Todos – alguns apenas têm nomes diferentes, também ocorrem no Freio, porém na competição oriunda do Chile a avaliação dos jurados é mais minuciosa e técnica. Para ganhar a prova, o ginete deve demonstrar tranquilidade e compenetração conveniente para a execução das diferentes fases. Vence o que obtiver maior pontuação na soma de todas as etapas.