Canela,

21 de maio de 2024

Anuncie

Iniciam avaliações da qualidade das águas do Sistema Salto

Compartilhe:

Foram coletadas amostras para avaliação de parâmetros e verificar presença de pesticidas na água que abastece Canela e Gramado

A equipe da Secretaria do Meio Ambiente, do Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar (PATRAM), com apoio da Empresa Rio Jordão, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Canla e Clube Náutico do Salto iniciaram no sábado (14) os estudos para monitoramento da qualidade das águas do Sistema Salto, composto pelo rio Santa Cruz, as barragens do Salto Blang e da Divisa.
As ações realizadas no dia 14 fazem parte das estratégias definidas pela Secretaria para avaliação da presença de poluentes e pesticidas na água captada para abastecimento no município de Canela e que são fornecidas também para Gramado.

A equipe percorreu cerca de 17km pelo interior do Sistema Salto, realizando a coleta de 4 amostras para avaliação de parâmetros analítico e da presença de pesticidas. Foram recolhidas amostras de sedimento e água, além de organismos indicadores da qualidade do ambiente que serão remetidas para avaliação em laboratório credenciado. Os resultados serão apresentados para a Promotoria Regional de Defesa do Meio Ambiente e Comitê Caí.
Segundo o Secretário do Meio Ambiente, o biólogo Jackson Muller, as atividades foram importantes para mapeamento e identificação de pontos críticos para avaliação da poluição por agrotóxicos, além da avaliação das condições ambientais do Salto, uma vez que a água utilizada no abastecimento de Canela é proveniente do Sistema.
Técnicos, policiais militares e agentes públicos devem realizar as avaliações nas barragens dos Blang e Divisa nos próximos dias. O secretário Jackson agradeceu ao apoio e colaboração dos demais colegas da Assistência Social) e Fazenda, pelo apoio no fornecimento dos equipamentos, bem como da empresa Rio Jordão, da PATRAM e do Clube Náutico do Salto. Membros do Condema também participaram da atividade.

O Prefeito Constantino Orsolin participou do encontro e da avaliação dos resultados da primeira campanha de coletas realizado pela equipe envolvida.

Fotos: Divulgação