Início Destaque Iniciam avaliações da qualidade das águas do Sistema Salto

Iniciam avaliações da qualidade das águas do Sistema Salto

Continua depois da publicidade

Foram coletadas amostras para avaliação de parâmetros e verificar presença de pesticidas na água que abastece Canela e Gramado

A equipe da Secretaria do Meio Ambiente, do Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar (PATRAM), com apoio da Empresa Rio Jordão, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Canla e Clube Náutico do Salto iniciaram no sábado (14) os estudos para monitoramento da qualidade das águas do Sistema Salto, composto pelo rio Santa Cruz, as barragens do Salto Blang e da Divisa.
As ações realizadas no dia 14 fazem parte das estratégias definidas pela Secretaria para avaliação da presença de poluentes e pesticidas na água captada para abastecimento no município de Canela e que são fornecidas também para Gramado.

A equipe percorreu cerca de 17km pelo interior do Sistema Salto, realizando a coleta de 4 amostras para avaliação de parâmetros analítico e da presença de pesticidas. Foram recolhidas amostras de sedimento e água, além de organismos indicadores da qualidade do ambiente que serão remetidas para avaliação em laboratório credenciado. Os resultados serão apresentados para a Promotoria Regional de Defesa do Meio Ambiente e Comitê Caí.
Segundo o Secretário do Meio Ambiente, o biólogo Jackson Muller, as atividades foram importantes para mapeamento e identificação de pontos críticos para avaliação da poluição por agrotóxicos, além da avaliação das condições ambientais do Salto, uma vez que a água utilizada no abastecimento de Canela é proveniente do Sistema.
Técnicos, policiais militares e agentes públicos devem realizar as avaliações nas barragens dos Blang e Divisa nos próximos dias. O secretário Jackson agradeceu ao apoio e colaboração dos demais colegas da Assistência Social) e Fazenda, pelo apoio no fornecimento dos equipamentos, bem como da empresa Rio Jordão, da PATRAM e do Clube Náutico do Salto. Membros do Condema também participaram da atividade.

O Prefeito Constantino Orsolin participou do encontro e da avaliação dos resultados da primeira campanha de coletas realizado pela equipe envolvida.

Fotos: Divulgação