Início Canela Semana Nacional de Trânsito começa na quarta-feira

Semana Nacional de Trânsito começa na quarta-feira

Continua depois da publicidade

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito é tradicionalmente realizada entre os dias 18 e 25 de setembro com o objetivo de conscientizar a sociedade, incentivando a mudança de comportamento para contribuir com um ambiente favorável à “valorização da vida”, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. O tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para este ano é “No Trânsito, o sentido é a vida”.

Em Canela, o Departamento de Trânsito, realiza neste período, pedágios/educativos com os condutores em diversos pontos da cidade, palestras em escolas e centros educativos e, passeio ciclístico aonde será feito um minuto de silêncio pelas vítimas de trânsito em nosso país.

Nos pedágios informativos alguns alunos da rede pública municipal distribuirão material educativo fornecido pelo Detran-RS, esse material abrange diversos modais na semana do trânsito, como uso do celular e embriagues ao volante.

Nas palestras nas escolas a equipe de educação do Departamento de Trânsito irá discutir com os alunos dentro da sala de aula sobre questões relativas ao trânsito abordando temas que fazem parte do cotidiano dos alunos.

No dia 23 de setembro, na sessão da Câmara Municipal de Vereadores, o taxista Volnei José de Oliveira, receberá a sua credencial de profissional da área de transporte remunerado de passageiros (MODALTÁXI). Volnei é o taxista mais antigo nesta profissão, desde 1969, sendo cadastrado no município desde 1970.

O 1º Passeio Ciclístico da Semana do Trânsito de Canela acontecerá dia 25 de setembro e será o encerramento das atividades do evento, o passeio terá concentração no Parque do Lago a partir das 14horas e seguirá pela rua Inácio de Moraes em direção a Catedral de Pedra aonde será feito um minuto de silêncio pelas vítimas do trânsito no país, após todos irão se deslocar pela rua Felisberto Soares até a Praça João Corrêa, onde acontece um sorteio de uma bicicleta para os alunos inscritos no passeio.