Canela,

22 de abril de 2024

Anuncie

Umbu Centenário é replantada e renasce no Laghetto Pedras Altas

Compartilhe:

O dia 21 de setembro é conhecido também pelo Dia da Árvore. Nessa data tão especial, as pessoas são encorajadas a plantar árvores como forma de preservar o meio ambiente, reforçando a conscientização a respeito da manutenção desse bem tão valioso.

Onde tem Pedras Altas também nascem árvores e uma delas é o Umbu, uma árvore nativa do Rio Grande do Sul e dos pampas argentinos, simbólica para a cultura e o folclore Gaúcho, que é considerado o símbolo da hospitalidade. A Rede Laghetto, que também preza pela hospitalidade, tem uma história de renascimento com essa espécie de árvore tão especial, mostrando que a paixão em servir também é refletida no amor por cuidar da natureza.

No local onde foi construído o Laghetto Pedras Altas, em 2017, havia um Umbú centenário, que fora replantado onde hoje está o hotel. Uma única muda sobreviveu por um bom tempo, aguentando e resistindo a todos os tipos de percalços. Na época, os construtores acreditaram que daquela raíz sairia um broto, dando vida a novas árvores. E foi o que aconteceu. Aquela muda fora replantada, brotou e hoje os “filhotes” do umbuzeiro centenário cresceram, dando vida ao jardim externo do Pedras Altas, chegando até o segundo piso do hotel.

Mas não é um caso isolado. Ações de replantio fazem parte da rotina da Rede Laghetto Hotéis que, no mês passado, a convite do Convention & Visitors Bureau, participou do plantio de cerca de 1.200 mudas de hortênsias e 100 azaleias na Avenida das Hortênsia (que liga Gramado a Canela) junto com outras empresas das duas cidades.

Histórias para mostrar que a expansão é tão importante quanto o cuidado com a natureza, além de servir de inspiração para valorizar ainda mais o plantio e o cuidado com o meio ambiente todos os dias, inclusive neste 21 de setembro.

O UMBU

O Umbu (Phytolaca Dioica) é nativa do Rio Grande do Sul e dos pampas da Argentina. Alguns botânicos a classificam como uma erva gigante que possui um tronco mole, fibroso e bem resistente. As folhas cozidas, em aplicações externas, servem para combater feridas que não cicatrizam. A árvore é indicada para a realização de metas, propósitos pessoais, que demandam perseverança e trabalho. Esta essência ajuda a proporcionar força e disposição para a realização dos pequenos e necessários passos, visando maiores metas.